ETIQUETA PROFISSIONAL

Primeiramente gostaria de me apresentar, sou Isabel Vega, consultora de Marketing Pessoal cujo slogan é ?O detalhe faz a diferença? que a partir de agora e nos próximos meses (se o site Elefante Verde me permitir) escreverei uma coluna sobre Etiqueta Profissional.

isabel-vega-imagem-capaPara muitos, a etiqueta é considerada supérflua, para outros pode ser ?coisa de gente fresca?, mas o intuito dessa coluna é tentar transmitir que cada detalhe será um diferencial na sua carreira e que, sem dúvida, irá alavancar positivamente o seu relacionamento pessoal e profissional junto aos seus clientes e colaboradores.

Dessa maneira espero compartilhar com vocês, meus caros leitores, de alguns pequenos detalhes que efetivamente farão a diferença algum dia ou em algum momento.

Começarei então pela apresentação. Recomendo que quando forem se apresentar a alguém digam sempre o nome e sobrenome e dependendo da situação é interessante também mencionar o seu cargo e/ou empresa na qual trabalham.

Tomando como exemplo a apresentação acima? Se eu dissesse apenas que sou Isabel? Quantas pessoas se chamam Isabel? Talvez exista mais que uma Isabel Vega, mas já limitará bastante as opções. Por que mencionei que sou Consultora de Marketing Pessoal? Porque supostamente na apresentação profissional dizemos o que fazemos dentro de uma empresa e assim a conversa fluirá com maior facilidade e não perderemos tempo com perguntas e respostas. Dessa maneira na própria apresentação já saberemosao certo com quem estamos conversando.

Assim como tudo tem uma evolução, a etiqueta profissional também foi se modernizando e a expressão ?prazer em conhecê-lo? caiu em desuso. Como podemos afirmar que realmente será um prazer conhecer essa pessoa que acabamos de conhecer?

A melhor e mais sincera expressão nessa situação é um simples ?bom dia?, ?boa tarde?, ?como vai?? acompanhado de um sorriso e um leve balançar de cabeça como sinônimo de saudação.

Olhos nos olhos indicam sinceridade e sempre é muito analisado por quem conhece um pouco de neurolinguística e lembrem-se, ao cumprimentar com um aperto de mão faça-o com firmeza e não com força. Atenção para o fato de que, ao sermos apresentados a alguém num restaurante onde uma das pessoas já esteja sentada e se alimentando, não devemos cumprimentar com aperto de mão.

O brasileiro é extremamente efusivo no quesito afetivo e na etiqueta profissional devemos tomar muito cuidado para não ofendermos outras culturas. Portanto ao receber algum visitante estrangeiro procure saber um pouco mais sobre os costumes dele para não se tornar uma pessoa inconveniente e causar até mesmo a ruptura de um negócio importante junto à empresa.

Para finalizar o tema de apresentação é primordial que no trato profissional entre homens e mulheres jamais deva haver o cumprimento com beijo. Esse gesto é absolutamente inadmissível.

Até a próxima com mais dicas sobre etiqueta profissional. Espero que tenham gostado.