EUFORIA, ENTUSIASMO, O ELEFANTE BRANCO E A COPA

Euforia-Entusiasmo-O Elefante Branco e a Copa

Parece o título de uma fábula, porém facilmente pode tornar-se em um conto de terror.

A copa está chegando! Faltam 15 dias para a copa começar! Faltam 15 dias para o estádio da cidade ficar pronto para a copa! A data se aproxima e, para muitos, a euforia só aumenta. Muitos já estão programando as reuniões com os amigos para assistir os jogos, outros já estão ?esfriando? o cartão de crédito para poder comprar aquela TV HD junto com o Home Theater com botão ?torcida?.

E no outro lado, os protestos daqueles que pensam que os estádios a serem construídos para a copa acabarão transformando-se em ?elefantes brancos?, ou seja: em grandes construções sem maior utilidade após os jogos do mundial. Segundo eles, esses recursos, com um bom planejamento, poderiam ter sido utilizados de forma mais proveitosa, poderiam ter beneficiado a mais habitantes.

Mas o objetivo desta matéria não é avaliar se a decisão do Governo de sediar a copa foi acertada ou não. Meu interesse é de que você avalie se esta copa deixará algum ?elefante branco? na sua vida pessoal ou familiar.

A euforia e o entusiasmo, geralmente, não são os melhores conselheiros na hora de avaliar uma decisão de compra. Quando eles participam, nossas decisões não se caracterizam por priorizar nossas necessidades e sim por cuidar do ?tenho que?. ?Eu tenho que? ter uma TV HD para assistir os jogos; como os ingressos para os jogos serão muito caros, ?eu tenho que? ter o Home Theater com a tecla ?torcida? (assim a experiência será mais ?real?); ?eu tenho que? ampliar a sala, para receber meus amigos; e, sem dúvida, ?eu tenho que? comprar a camisa oficial da seleção, para ficar na torcida!

São todas estas coisas necessárias para você desfrutar da copa? Você está em condições de fazer todos esses gastos para desfrutar dos jogos? E, uma pergunta que poucos se atrevem a fazer-se: estou em condições de parar de trabalhar para assistir esses jogos? Provavelmente, estes ?elefantes brancos? impactarão muito mais sua vida do que aqueles outros. E estes elefantes são os que passam desapercebidos e o acompanharão por muito tempo!

Como fazer para que ?euforia? e ?entusiasmo? não sejam os que tomem as decisões, antes, durante e depois da copa?

Esta receita tem funcionado muito bem e afetado positivamente a vida de muitas pessoas:

*1) O que você quer para sua vida? Quais são seus sonhos, seus objetivos? Onde você quer estar a curto, médio e longo prazo? Quanto dinheiro precisa para esses objetivos? Quanto irá poupar por mês?
*Responder estas perguntas lhe ajudarão a saber onde quer ir. Porém, só se responder de coração, pensando naquele futuro que você quer para sua vida. E lembre-se: se você não souber para onde quer ir, qualquer caminho servirá!

2) Quanto você ganha mensalmente? Quanto é depositado na sua conta, depois de todos os descontos? Qual é o valor mensal das parcelas dos créditos existentes? Quanto você gasta por mês nas despesas fixas (moradia, alimentação, transporte, ensino, saúde, roupa)? Depois de descontar todas essas despesas, sobra algo? Você tem uma reserva emergencial? E uma previdência privada?

3) Você já respondeu às perguntas dos blocos 1) e 2), portanto agora você já sabe:
*v Quanto ganha (líquido);
v Quanto custa cada objetivo e quanto irá poupar por mês;
v Em que você gasta seu dinheiro todos os meses.
*Portanto, estará em condições de fazer um orçamento mensal (decidir em que você gastará seu dinheiro) da seguinte forma:
*GANHOS LÍQUIDOS MENSAIS
(-)
PARCELA MENSAL DE SONHOS
(quanto irá poupar por mês para seus sonhos)
(-)
DESPESAS MENSAIS

*
Com uma condição: o resultado dessa conta deverá ser *POSITIVO! E se não for, reduzirá as despesas, começando pelas menos importantes, até alcançar um resultado positivo. Lembre-se de que as parcelas dos créditos já comprometidos são prioritárias, assim como certos gastos que você não poderá evitar!*

4) Respeitar este orçamento e segui-lo à risca.*
*

Estas dicas fazem parte de uma metodologia de Educação Financeira (Metodologia DSOP de Educação Financeira) que ajudarão a que ?euforia? e ?entusiasmo? fiquem no banco, até que o jogo de decidir o que fazer com seu dinheiro acabar.

Existem múltiplas formas de assistir os jogos da copa, mas a melhor jogada sempre ficará com você!