Exercícios para Combater a Cólica Menstrual

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A cólica menstrual é um problema que muitas mulheres enfrentam todo mês, e que afeta cerca de 50 % das mulheres que tem uma menstruação regular. A dor é causada pela prostaglandina que é responsável pela contração do útero. Existem alguns exercícios que podem amenizar estas cólicas e facilitar as atividades do cotidiano durante o ciclo. Alguns professores sugerem que se diminua a carga de treino durante o período menstrual, mas isso vai no sentido contrário ao que temos de produção científica na área.

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Já foram produzidos vários artigos sobre a utilização de atividades físicas para reduzir os sintomas das cólicas ou mesmo mostrando os efeitos positivos da prática no período ou após o termino do ciclo. Alguns autores testaram também os níveis de força e resistência como MACHADO, e colaboradores que verificaram um aumento na força durante o período menstrual e um aumento da resistência de força também no mesmo período em se comparando com o período pós menstrual.

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Então a redução dos pesos não se faz necessária no que diz respeito a redução de força ou resistência, e sim por outros fatores. Outros autores como Rezvani,2013 verificaram que o uso de exercícios na piscina reduziram significativamente os efeitos das cólicas. Num outro estudo foi testado a utilização de água quente como tratamento das cólicas e obtiveram ótimos resultados como afirma Chaudhuri,2012.

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A bolsa de água quente pode exercer muito bem esta função pois a água quente vai melhorar a dilatação dos vasos melhorando irrigação local. O que podemos perceber é que a atividade física é um importante aliado no combate as cólicas menstruais. A fisioterapia tem utilizado também métodos muito produtivos como as massagens na região lombar o que produz uma sensação de alívio pois relaxa a* musculatura* local e temos ainda a acupuntura que possui bons relatos de alívio das dores.

Outro método muito usado também seria os exercícios para a* cintura pélvica* como os exercícios de* rotação do quadril* e a flexão anterior e posterior com o relato de bons resultados quando utilizados. Os alongamentos também ajudam muito pois quanto mais tencionada a musculatura mais ocorre o mecanismo de dor associado ao período. A boa alimentação também pode ser um bom auxílio, evite alimentos gordurosos pois eles produzem hormônios que podem causar contração do útero aumentando sua cólica.

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O uso de chás também surge como uma boa opção, pois a* bebida quente* pode ajudar a dilatar os vasos trazendo um relaxamento extra além do fato de que o chá de canela funciona como um analgésico e o chá de ervas ou de hortelã são calmantes.

Em resumo, movimente-se dentro das suas possibilidades e deixe o seu corpo se adaptar aos exercícios pois com o tempo as melhoras podem ser um grande alívio para sua vida.

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