Brincando na Praça: Revitalização de praças em SP

Pequenos gestos simples fazem toda a diferença, mais ainda quando é feito em São Paulo. A cidade famosa pelo cotidiano corrido, vizinhos que não se conhecem, pressa e cara fechada está mudando.
Acrescente um pequeno grupo de pais e empresários, um pouco de dedicação e amor, vontade de ajudar e melhorar a qualidade de vida para todos ao redor e o resultado será um evento como o que estivemos presentes ontem.
No último domingo fomos até a praça Adroaldo Barbosa de Lima, na Vila Leopoldina, onde aconteceu o 1º Brincando na Praça.

O projeto começou com apenas uma pessoa, que ao ver os brinquedos da praça praticamente deteriorados, começou a reformá-los.
A praça é cuidada por anônimos, como o Sr. Raimundo que marca presença todas as sextas à noite e varre a praça, mantendo - a sempre limpa para que as pessoas a desfrutem nos finais de semana.
Depois da revitalização total, surgiu a ideia de criar um evento para apresentar aos moradores da região a nova opção de lazer ao ar livre na natureza.

Com apresentações de grupos de capoeira e zumba, oficinas de origami, pintura em giz de cera e plantio de horta comunitária - além de pula-pula, cama elástica, tobogã e diversas recreações para as crianças, o evento foi uma excelente oportunidade de abrir os olhos de todos para a necessidade de contribuir para a preservação dos espaços públicos, além de reunir as crianças e pais da região em um momento agradável em família.

Após criar o Projeto Brincando na Praça e divulgar o e-mail na pracinha, foram surgindo voluntários interessados em colaborar. Hoje são quase 50 pais cadastrados, porém hoje apenas 5 famílias são voluntárias atuantes no projeto.
Há uma grande necessidade de mobilização para que o projeto ganhe força, abrangendo, dessa maneira outras praças e espaços antes deteriorados.
O projeto tem o apoio da Subprefeitura da região, que além de reformar a calçada da praça estuda agora implementar equipamentos para ginástica para a terceira idade.

Para mais informações, acesse o site do Brincando na Praça clicando aqui.

Grupo de voluntários organizadores do 1º Brincando na praça.