Expresse sua opinião e colabore com outras pessoas

A Internet já está presente em nosso dia a dia a alguns anos e cada vez mais tem se tornado um elemento eficiente e rápido de referência nas decisões das pessoas, seja para decidir por uma compra, classificar um produto ou serviço, ou simplesmente expressar a opinião sobre uma situação qualquer.

Com a popularidade das Mídias Sociais**, as pessoas tem criado o hábito de pesquisar na Internet antes de tomar uma decisão, especialmente quando essa decisão envolve a compra de um produto ou serviço. Segundo pesquisas da IAB-Brasil (Interactive Advertising Bureau-Brasil), 60% das pessoas afirmam buscar informações sobre os produtos oferecidos no ambiente digital.

2179135fa4efa8ebcd7405f1e97dce56Esse cenário tem aumentado bastante, devido principalmente a existirem coisas em nossas vidas que não ocorrem do jeito que gostaríamos. Esse tipo de situação ocorre tanto no ambiente pessoal como profissional e é justamente no ambiente profissional que podem existir situações que gerem insatisfação ou descontentamento, justamente pelas atitudes e ações que não condizem com o que consideramos corretos ou satisfatórios. Exatamente por esses motivos que devemos estar abertos a expressar as nossas opiniões para que outras pessoas possam se basear e soluções sejam encontradas de forma mais rápida e transparente.

É extremamente importante expressar nossas opiniões, satisfações e principalmente insatisfações, pois somente assim as outras pessoas poderão contribuir e colaborar para que ações sejam devidamente tomadas na solução de um problema ou situação.

i found you!Quando estamos insatisfeitos com algo devemos expressar esta insatisfação baseada em argumentos plausíveis e informações relevantes, pois de nada adianta expressar sua opinião sobre algo, se ela não vir embasada em argumentos relevantes e condizentes com o que você está falando, caso contrário sua opinião ou solicitação dificilmente serão levadas em consideração.

Muitas vezes as pessoas reclamam e expressam suas insatisfações para as pessoas ?erradas?, e na grande maioria das vezes estas informações não chegam a quem realmente deveria chegar. Por isso, é pouco provável que qualquer mudança venha a ocorrer, pois o causador do problema ou situação desconhece a insatisfação.

avaliaçãoSempre que tiver algum elogio a fazer ou mesmo alguma solicitação de mudança ou melhora, tente ser o mais objetivo possível e leve essa informação a quem realmente importa a partir de um canal confiável que permita esse tipo de ação. Desta forma você e quem recebe a informação possuem muito mais informações para melhorar ou continuar executando as atividades da melhor forma possível. Uma avaliação bem feita, seja positiva ou negativa, contribui muito para a melhora das atividades, assim como a melhora do próprio ambiente.

Sempre que tiver alguma opinião diferente da que está sendo apresentada, expresse, compartilhe e mostre sua opinião para as outras pessoas. Com esta simples ação, você pode ajudar outras pessoas ou mesmo oferecer aquele ?feedback? esperado pelo empresário, que assim vai aperfeiçoar e melhorar o seu negócio.

Guardar opinião apenas para si mesmo não trará nenhuma mudança. Pense nisso.

O Elefante Verde chegou na cidade a alguns meses e apresentou o Guia da Cidade, com um grande diferencial perante seus concorrentes. A possibilidade do consumidor avaliar os estabelecimentos comerciais e de forma direta e objetiva colaborar com outras pessoas da cidade. Com isso, uma espécie de rede social voltada aos negócios foi formada, possibilitando a colaboração entre seus participantes.

motivation

Então, vamos participar? É muito simples. Basta se inscrever no nosso portal e começar a avaliar os estabelecimentos que conhece. Fiquem sabendo que os empresários observam essas avaliações e podem considerar as mesmas nas tomadas de decisão.

Portanto, mãos ao obra e vamos colaborar!

Luís Marcelo Achite
Elefante Verde São José dos Campos

*Mídias Sociais* são meios de comunicação onde qualquer pessoa pode publicar conteúdo sem a moderação de alguém ou alguma entidade. De acordo com a definição dos especialistas Andreas Kaplan e Michael Haenlein, quando mencionamos mídias sociais estamos nos referindo às aplicações de internet fundamentadas nos conceitos da Web 2.0. O que inclui não só as redes sociais, mas também blogs, wikis e sites de compartilhamento. No caso específico das redes sociais, também são meios de comunicação, porém com foco na socialização das pessoas e podem ser classificadas como uma parte das mídias sociais.