Férias em Curitiba: Aonde ir?

Férias chegando, criançada em casa, a grana tá curta... E agora, José?

Calma, calma, que nem tudo está perdido. Muito pelo contrário! Afinal, Curitiba além de ser uma das capitais mais lindas do Brasil, é uma das que mais oferecem atrações turísticas, aqui ou perto da cidade. São inúmeros parques, passeios, museus, feiras...

Então, mesmo investindo pouco (tempo e dinheiro), você consegue aproveitar as férias de uma maneira bem divertida e relaxante aqui em Curitiba, ou nas proximidades. E ainda acaba conhecendo aqueles lugares que todo mundo que é de fora já foi, menos você, que mora aqui desde sempre, mas nunca conseguiu dar uma “escapadinha”, haha.

Por isso, selecionamos alguns passeios que você pode (e deve) fazer nas férias ;))

Confere aí:

Serra da Graciosa + Morretes + Parque Estadual do Marumbi

A Serra da Graciosa é, definitivamente, uma das estradas mais lindas desse mundão véio sem porteira. Ela liga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes, e atravessa o trecho mais preservado da mata atlântica do país, sendo considerada uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, segundo a UNESCO.

Seja de trem, de carro, de bicicleta ou até mesmo a pé, o passeio é incrível e vale a pena do início ao fim. Daqueles capazes de revigorar suas forças, encher seu pulmão de ar puro e dar aquele up pra voltar à correria da cidade.

A estrada tem aproximadamente 30 km calçados em paralelepípedos, recortando a serra do mar, com umas super curvas. Então tem que ficar esperto com elas. Mas é tanto verde, tanta flor, montanhas, cachoeiras, mar, picos... Tanta natureza, que qualquer “obstáculo” é mero nada, tamanha a tranquilidade que esse lugar traz.

Se você quiser viver uma experiência não “convencional”, vá de trem, que vale muito a pena! O trem sai da Rodoferroviária de Curitiba, todos os dias, e é oferecido pela empresa Serra Verde Express. E pra mais informações sobre o roteiro, valores, horários... É só acessar o site serraverdeexpress.com.br.

Depois de percorrer esse trajeto pra lá de lindo, chegamos ao destino: Morretes, que é uma cidade histórica do litoral paranaense. E por sinal, também é lindíssima e cheia de tradição, natureza, banana (de todos em tipos, em tudo quanto é coisa)... E só lá você vai encontrar o verdadeiro barreado, que você precisa provar!

A cidade possui muitos casarões antigos, parece cena de novela das 6h. Também tem vários restaurantes e bares, um melhor que o outro! Além disso, existe a Rua das Flores, com muitas lojinhas e barraquinhas vendendo artesanatos, flores, comidas típicas...

E como já era de se imaginar, a região de Morretes é repleta de rios, trilhas, cachoeiras e montanhas, perfeita pra galera que curte uma aventura. Uma dessas opções é o Parque Estadual do Marumbi, um paraíso para os montanhistas. Isso porque o maior pico, o Olimpo, possui 1.539 metros de altitude. É uma escalada e tanto, né?!

O Parque também conta com um Centro de Visitantes, com Museu, Polícia Florestal, Camping e a sede do COSMO (Corpo de Socorro em Montanha).

Resumindo, é um passeio revigorante. Onde você pode apreciar as mais lindas paisagens, se divertir com a família/amigos, esfriar a cabeça e repor as energias. E o que é melhor: gastando pouco e pertinho de Curitiba. Um super combo pra esse final/começo de ano ;))

Linha Turismo Curitiba

Que Curitiba é uma cidade linda e sempre deixa os turistas encantados com os parques, praças e locais históricos a gente já sabe. Mas você, que mora aqui há um tempão, conhece todas essas maravilhas?

Na correria do dia a dia, quem é daqui geralmente acaba não dando tanta importância pra isso, porque né, “posso ir qualquer dia, não precisa ser hoje”, e esse dia nunca chega...

Pois bem, está na hora de deixar a preguiça de lado e conhecer tudo o que sua cidade tem a oferecer. Dá pra levar os primos que vem de fora, os amigos que também nunca foram ou a família pra passar um tempinho juntos em um passeio bacana, e em um dia você aproveita pra visitar vários pontos turísticos de uma forma super fácil.

O ônibus da Linha Turismo passa em 24 pontos turísticos da cidade e, comprando o ticket de R$ 35,00, você tem direito a um embarque e quatro desembarques. Ou seja, você vê todos os lugares e pode escolher 4 pra parar, tirar umas selfies, e passar um tempinho. Ele passa de meia em meia hora e percorre 45km em 2h e meia. Pra conferir os horários, é só clicar aqui.

Você pode embarcar em qualquer um dos pontos onde o ônibus passa: Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária / Mercado Municipal, Teatro Guaíra - Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Memorial Árabe / Passeio Público, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa / Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), Parque São Lourenço, Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e Setor Histórico.

Aproveite as férias da criançada ou o recesso de fim de ano e curta Curitba :))

Cachoeira do Panelão

Se você tem um espírito mais aventureiro, quer fugir da cidade e curtir a natureza, a Cachoeira do Panelão é o lugar ideal ;))

Localizada a cerca de 50 km de Curitiba, você pode mergulhar nas águas clarinhas das piscinas naturais, os famosos “panelões” de água natural. E pra ficar bem radical, dá pra pular de uma altura de 13m direto na água! Demais, né?

A estrutura também é bem bacana e conta com lanchonete, restaurante, churrasqueira, área para campings, campos de futebol e vôlei e ainda banheiros com chuveiros quentes. Dá pra passar o dia, e também levar uns marshmallows pra acampar à noite.

A entrada para os visitantes custa R$ 35,00 e o local ainda oferece o espaço pra realizações de eventos. Então é importante confirmar que a data que você quer visitar já não está reservada pra alguém. Você pode conferir ligando para (41) 9510-1530 ou (41) 9206 1885 e conferir mais informações acessando o site www.tabgha.com.br.

Se estiver livre e com tempo bom, é só pegar o repelente e aproveitar as férias, com muita diversão e natureza envolvida ((: