Festas de fim de ano

Com a proximidade do* final do ano, a *confraternização faz parte do calendário de muitas empresas, o que acho muito válido, desde que seja algo que realmente faça jus ao nome do evento. Inclusive gostaria de enfatizar que o intuito desse encontro é justamente o de fazer uma maior integração entre os colegas, porém devemos ter certos cuidados nesses eventos.

CONFRATERNIZAÇÃO-PARA-A-INTERNET1

Passamos a maior parte do nosso dia junto aos colegas e como em qualquer relacionamento, os desentendimentos acontecem. Em qualquer que seja a situação, a melhor opção é não ser impulsivo. Mantenha a calma, analise a situação e posteriormente busque o diálogo. Contudo, sabemos que nem sempre ocorre dessa maneira.

gafe na festa

Essas festas geralmente são acompanhadas por bebidas alcoólicas e é preciso ter o cuidado para não extrapolar no comportamento, pois as pessoas vão guardando certos sentimentos e o excesso da bebida pode provocar o extravasamento de algo que estava reprimido.

Algumas pessoas tendem a se soltar demais nas festas, tornando-se uma pessoa inconveniente, tanto no linguajar como nas atitudes corporais, ocasionando, às vezes, o término de um evento que era para ser agradável e fraternal.

Quando me refiro ao ?linguajar?, quero dizer que, ocasionalmente as pessoas começam a dizer palavras de baixo calão, outras vezes sendo abusado com brincadeiras e/ou elogios mais ?picantes? aos outros colegas.

Roda de Samba

No que concerne às atitudes, fiquem atentos quanto à vestimenta utilizada para ir ao evento, bem como a maneira de dançar (forró, samba, pagode, etc). A dança é uma das formas mais bonitas de manifesto corporal, porém, ao sambar, por exemplo, existe um limiar muito ínfimo entre o belo e o vulgar.

Portanto, os organizadores do evento, não apenas devem ficar atentos aos preparativos, mas também observando os detalhes que estão faltando e o comportamento dos colegas para que não haja nenhum problema.

Demoramos uma vida inteira para criar e manter uma imagem adequada, profissional e de boa índole e basta um segundo para destruí-la. Pense nisso!

DIA_DA~1

Comumente, entre os colegas, fazem o ?amigo oculto? e se estabelece um valor máximo para a compra do presente. Quem já não recebeu um presente do qual não gostou? Quem já não deu um presente de boa qualidade e recebeu algo inferior e de valor menor que o estipulado? Por favor, sejam coerentes na escolha do presente. Procure saber antecipadamente o que seu amigo secreto deseja ganhar. Minha sugestão é que cada participante coloque três opções do que gostaria de ganhar (dentro do valor definido, claro). Pelo menos aumentará a probabilidade de você ganhar algo de que realmente goste.

Devemos ter especial atenção ao ?agrado institucional?. É natural que entre empresas ofereçam alguns presentes para determinadas pessoas, mas gostaria de lembrá-los que esses presentes não devem ultrapassar do limite do bom senso, justamente para não dar a conotação de estar subornando o presenteado. Nos Estados Unidos, por exemplo, ao entregar um presente numa empresa, faz-se obrigatória a apresentação da nota fiscal do presente e não deve ultrapassar o valor de USD 100.

Enfim, o importante da confraternização, que deveria ser diária, é sermos conscientes e praticantes de uma maior união, com paz, respeito e amor ao próximo.

original<em>noticia1291896306</em>ORIG

Boas Festas!

Isabel Vega