Festas de final de ano: como controlar a comilança?!

O final do ano está chegando e junto com ele vem a maratona de festas e comilanças!

ceia de natal decoração

Hoje estou aqui para dar dicas de como aproveitar todas as festas sendo saudável.

Na ceia de Natal e Ano Novo podemos comer de tudo e sem peso na consciência, só é preciso se programar para não “enchermos” nosso prato com comidinhas a mais e depois ter aquele mal estar de ter comido demais.ceia de natal farta

A mesa da ceia costuma ser farta e ter os alimentos mais gordurosos é quase que uma tradição. Eles fazem com que a digestão demore mais para acontecer, nos dando muitas vezes sensação de distensão e mal estar gástrico. Por isso não exagere nos alimentos gordurosos, escolha um alimento e em porção pequena.

comida saudavel proteina magra festas de fim de anoCom a grande variedade de opções, você precisa ter pulso firme para não pegar um pouco de casa coisa e no final seu prato estar parecendo aquele famoso “prato de pedreiro” e sim escolher 1 ou 2 tipos de carboidrato (arroz, farofa, massa) , 1 tipo de proteína (peru, chester, tender ou lombo – lembrando que sempre damos preferência a carnes magras – assadas, grelhadas ou cozidas) e muita salada!!! Pegue variedades de folhas e legumes! É importante que se tenha uma alimentação variada durante o dia da festa, porque normalmente na hora da comilança, esses são os tipos de alimentos mais esquecidos, porém são importantes para nos fornecer as vitaminas e minerais.

As oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), podem ser consumidas, pois são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, estes melhoram o perfil lipídico (colesterol e triglicérides) e são ricas em antioxidantes.oleaginosas

sobremesa - doces ceia de natalNa hora das sobremesas procure evitar o consumo de muito carboidrato simples (açúcar e farinha branca) presente em tortas, bolos, panetones e pudins. Escolha só um tipo de doce, ou se já tiver exagerado na comida, preferira só uma fruta fresca ou seca.ceia saudavel de Natal - frutas para sobremesa

Na hora de beber, lembre-se que o álcool tem 7 kcal por grama e é uma toxina para o organismo que precisa ser metabolizado e eliminado. Não beba de estômago vazio, para que a velocidade de absorção do álcool seja lenta, dando tempo para que o fígado metabolize e não traga prejuízos para o cérebro.  É bom intercalar um copo de água entre uma taça e outra, para não desidratar.bebida alcoolica festas fim de ano

A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!

BOAS FESTAS E SEM EXAGEROS!

BEIJOS