Festival de Igatu - Chapada Diamantina

Nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a Vila de Igatu, localizada no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, irá receber a 4ª edição do Festival de Igatu. Com o tema “Amizade e memória tecendo o futuro”, com os shows de Zeca Baleiro, Marina Lima, Del Feliz, Alexandre Leão, Banda Scambo e Confraria da Música, além da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que se apresentará na centenária Igreja de São Sebastião.

Repetindo o sucesso do ano passado, a quinta feira será dedicada aos artistas locais, com apresentações do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Andaraí (NUCA), Grupo Cultural das Furiosas, Pedro Sibas e o Sarau Pop. No evento, além da boa música, durante os três dias serão oferecidos à comunidade e aos visitantes diversas oficinas e workshops de dança. O apresentador Jackson Costa será o mestre de cerimônia desta edição. Em breve o Elefante Verde, divulgará o dia exato de cada uma das apresentações.

Conheça um pouco da história de Igatu

A pequenina e antiga cidade de garimpeiros - Andaraí - é o ponto final da trilha do Vale do Paty. A infraestrutura é pequena, porém, as belezas naturais são surpreendentes. Por lá estão o Poço Azul, uma caverna inundada por águas cristalinas; e os Marimbus, como é chamado o trecho alagado da região, também conhecido como Pantanal da Chapada. Para explorar a área há passeios de canoa em meio a vitórias-régias, samambaias d'água, jacarés, pacas e capivaras.

Uma estrada sinuosa leva ao distrito de Igatu, cerca de 15 quilômetros adiante, famoso pelas ruas, casas e ruínas de pedra onde viveram os garimpeiros no século 19. Os aventureiros vinham de todos os cantos atrás das riquezas escondidas na maior mina de diamantes da região, a Brejo-Verruga, de 380 metros e aberta à visitação. A vila chegou a ter mais de nove mil moradores e hoje contabiliza cerca de 300 pessoas.

Quem chega ao povoado se encanta também com artesanato - exposto em locais agradáveis como a Galeria Arte & Memória, um mix de museu e galeria de arte ao ar livre, café e loja. E tem ainda a singela igreja de São Sebastião - em pedra - e seu pequeno cemitério bizantino, perfeitamente restaurados.

Andaraí fica a cerca de 100 quilômetros de Lençóis (BR-242 e BR-142).

Gostou?
Comente conosco o que você vai aproveitar no festival! Faltou alguma coisa, conte pra gente!