Por Dentro da Final Regional de League Of Legends

Um dos maiores eventos de E-SPORTS do Brasil ? Final Regional de League of Legends 2014

elefante-verde-20082014003
Sejam bem vindos novamente a mais um post sobre Games. Hoje lhes trarei uma matéria a respeito de um dos maiores jogos online da atualidade: League of Legends. Uma cobertura sobre a Final Regional que aconteceu no Rio de Janeiro no Ginásio Gilberto Cardoso ou Maracanâzinho em 26 de julho. Vamos lá invocadores?

Não é de hoje que o E-SPORTS está presente no Brasil e já fiz um post relacionado com o surgimento e o crescimento do cenário brasileiro. Através do jogo da empresa RIOT GAMES, League of Legends, este cenário não só ganhou força como também revelou novas possibilidades para os games eletrônicos e seu espaço nas mídias brasileiras. Atualmente o jogo se encontra em sua quarta temporada e o servidor brasileiro conta com a quarta maior comunidade do jogo. A empresa RIOT GAMES busca sempre renovar o jogo de modo que sempre busque novos jogadores e que, ao mesmo tempo distribua o espírito competitivo para os jogadores de todos os níveis de habilidade, desde os casuais até os profissionais.

A Liga Brasileira de League of Legends de 2014 contou com etapas em Porto Alegre e Fortaleza e as finais regionais do Circuito Brasileiro de League of Legends aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo um sucesso de público e estruturas dignas de um grande espetáculo, não poupando recursos da empresa Riot Games. Devido à estrutura da nossa rede de internet que se mostra instável e atrasada com relação a regiões mais desenvolvidas, ocorreram alguns problemas logísticos com a transmissão dos jogos por meio de serviço de streaming, nada que possa manchar a reputação da empresa.

elefante-verde-20082014006
Eis que então no dia 26 de julho de 2014 duas equipes vieram ao Rio de Janeiro disputar a Final Regional de League of Legends onde além da disputa do título brasileiro, o campeão se classificaria para um confronto com o campeão da liga latina em busca de uma vaga para o Campeonato Mundial de LoL 2014. A Kabum E-sports e a CNB E-Sports Club se classificaram para disputar a final derrotando os favoritos Keyd Stars e Pain Gaming respectivamente. Deixaremos para falar das partidas mais tarde após analisar o evento de melhor forma.

A infraestrutura do evento foi muito bem montada desde a organização das filas e orientação do público para suas acomodações quanto à forma em que o público foi abordado. Havia pessoas devidamente uniformizadas prestando auxílio na revista dos pertences junto com os seguranças muito simpáticos e sorridentes, mostrando o acerto da Riot pois a maioria de seu público é de jovens. Assim que os espectadores iam adentrando no ginásio foram abordados por promoters da empresa que distribuíam brindes para todos, incluindo nos pacotes básicos broches, sticks para torcer, códigos para ativação de skins personalizadas para campeões dentro do jogo até pacotes mais avançados para imprensa com crachá personalizado, poster, adesivos e outros produtos de divulgação.

Nos arredores existiam lojas vendendo vários produtos relacionados com LoL como camisas, adesivos, posters, fan-arts, miniaturas etc. Existiam vários cosplayers no evento com diversos campeões do jogo, sempre disponíveis e bem humorados para tirar várias fotos. Ainda nos arredores existiam disponíveis, mesmo com um preço um pouco mais alto, várias opções de lanche, uma vez que o evento duraria muitas horas. Neste mesmo espaço havia um *stand da empresa com representantes atendendo as perguntas do público e mostrando um pouco das políticas de admissão de novos valores *pra empresa, ensinando os caminhos para determinada carreira e seus interesses nessas contratações.

elefante-verde-20082014007
Na parte interna do ginásio, onde o verdadeiro show iria ocorrer, foi feita uma estrutura digna de uma final em grande estilo e importância. Havia acomodações para cerca de oito mil espectadores, todas devidamente arrumadas e organizadas, espalhadas em alas como assentos especiais, arquibancada, cadeiras especiais e área vip. As duas cabines dos narradores e da mesa de especialistas eram suspensas e estrategicamente posicionadas nos dois lados superiores da plateia. Em qualquer lugar dos assentos existiam pelo menos dois telões para se acompanhar as partidas. Ao todo, foram dois telões grandes posicionados nas laterais e um enorme bem ao centro. A iluminação e climatização do evento foram ótimas. O som também foi muito bem localizado e sempre havia clareza na captação.

Na abertura do evento, a RIOT não economizou com uma abertura com orquestra sinfônica tocando temas do jogo, uma animação inédita com os personagens do jogo simulando uma batalha real, músicas temas de personagens queridos com vocalistas afinadas em meio um show de apresentação e seriedade da empresa. Toda a sequência da execução da abertura foi feita de forma perfeita sem nenhum erro perceptível, mostrando muita competência.

Com relação ao sistema da final, as disputas aconteceram no formato melhor de cinco jogos, onde o primeiro time a atingir três vitórias se sagraria campeão. A primeira partida foi muito disputada, com a vantagem de Gold entre as equipes mudando de um lado a outro. Verdadeiras disputas fizeram que o jogo fosse o mais empolgante da disputa, culminando com a vitória da equipe da CNB E-sports Club após aproximadamente 45 minutos de partida. Na segunda partida do confronto, uma nova disputa boa ocorreu, porém a equipe da Kabum E-sports conseguiu impor seu ritmo de jogo sempre ganhando as trocas e se mantendo na frente do placar ganhando o jogo em cerca de 30 minutos. A terceira partida foi curiosa pelo motivo que apesar de ser equilibrada e com a equipe da CNB ganhando no placar e no Gold, a equipe da Kabum conseguiu lutar melhor e levar os objetivos do jogo ganhando em aproximadamente 39 minutos. O quarto e último jogo revelou as fraquezas emocionais da equipe da CNB fazendo com que o jogo fosse unilateral a favor da Kabum, ganhando o título e a chance de disputa por uma vaga no mundial em aproximadamente 37 minutos.

elefante-verde-20082014005
Com isso a Kabum conseguiu o título de modo surpreendente, porém incontestável, mesmo tendo uma importância mudança em sua line-up da etapa de São Paulo para a etapa do Rio de Janeiro. Assim sendo conseguiu uma premiação de aproximadamente 45 mil reais em premiações. Foram cerca de 8 mil pessoas acompanhando ao vivo de dentro do ginásio do maracanâzinho e cerca de 200 mil expectadores assistindo online a transmissão que, de forma perfeita, não houve qualquer erro ou problemas técnicos. A saída dos espectadores ocorreu de maneira tranquila e nenhum incidente foi registrado durante todo o evento.

O evento foi um marco para o cenário de E-Sports nacional, mostrando que existe sim espectadores em potencial e existe sim o espírito de competição profissional onde visibilidade e patrocínios tem grande potencial pra alavancar e mudar a ideia que não é possível ganhar a vida sendo um profissional dos jogos eletrônicos. Mídias antes relutantes em divulgar o esporte eletrônico hoje em dia usam sua evolução para transmitir matérias especiais até em horários nobres. Ficaremos na torcida para uma equipe nacional representar o Brasil no campeonato mundial para aumentar a visibilidade dos profissionais envolvidos aumentando o poder do cenário nacional.

elefante-verde-20082014001

elefante-verde-20082014008
Bom, essa foi minha cobertura sobre um dos maiores eventos acontecidos em solo nacional de E-sports. O que acharam? Gostaram? Então fiquem ligados para novas atualizações de nosso blog e até a próxima!