Como sua empresa pode ter uma forte presença online?

Se você é pequeno ou médio empresário, já deve ter percebido que a maior parte dos seus clientes utiliza a internet diariamente para fazer consultas e tomar decisões sobre o que, como, quando e onde comprar. Mas como tornar sua empresa mais visível na internet? Como colocar sua empresa na internet da maneira correta, ou seja, de forma que tenha mais visibilidade e maior faturamento?

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Um dos objetivos do blog do Elefante Verde Araruama e Iguaba Grande é ajudar os empresários locais a escolher estratégias e ferramentas de marketing digital que facilitem e fortaleçam a presença de sua empresa na internet. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre porque isso é tão importante.

Porque sua empresa precisa estar na internet?

Segundo o Ibope Media, em fins de 2013 havia mais de 110 milhões de internautas no Brasil, (cerca de 53% da população). Desse número, 38% acessam a internet diariamente e 87% acessam a internet pelo menos uma vez por semana. O número de smartphones, tablets e notebooks que acessam a internet cresceu tanto que o que parecia impossível aconteceu: acessar a internet se tornou um hábito da maioria dos brasileiros, e não apenas de um grupo específico.

Por isso, empresas de todos os tipos e tamanhos* têm dedicado tempo e dinheiro para construir uma forte presença online*, especialmente nas redes sociais onde você, provavelmente, tem um perfil, compartilha coisas interessantes e acompanha seus amigos.

Mas quando você pensa em colocar sua empresa online, quais são suas opções? Em geral, pequenos e médios empresários seguem esses passos:

1) Pensa um pouco sobre o assunto mas opta pelas mídias tradicionais (anúncios impressos, panfletos, cartazes, outdoors etc.)

Você pesquisou um pouco e se assustou com os* termos em inglês, com as várias *siglas que você não conhece e com as muitas ferramentas digitais que você teria que usar. Sejamos honestos: essa ainda é a reação mais comum. Dados do Sebrae indicam que, enquanto a maioria dos brasileiros navega na internet, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) não tem qualquer presença online. Mas se você acha que pode continuar utilizando as mídias tradicionais, pense de novo. É apenas uma questão de tempo para que* seus concorrentes passem a sua frente e tomem seus clientes. A *propaganda pode ter mudado, mas ela ainda é alma do negócio. Portanto, respire fundo e encare o desafio. Para lhe ajudar, listamos as perguntas que você deve fazer quando pensar em marketing digital.

  • Como eu devo posicionar meu negócio/minha empresa na internet?

  • Qual a imagem que eu quero passar?

  • Quais canais/ferramentas (site, e-mail, perfil nas redes sociais) devo utilizar?

  • Como atingir novos clientes e saber se meu investimento está dando retorno?

  • Qual a melhor estratégia para promover meu negócio/minha empresa nas redes sociais?

2) Adota o* ?faça você mesmo?*

Já que foi tão fácil criar seu perfil em uma rede social, qual o problema em criar um perfil *da mesma maneira para sua empresa? Esse é o *erro mais comum. O segundo erro é abrir vários perfis, páginas e blogs, o que é bem mais difícil de administrar e só confunde seus clientes. O que você precisa saber é que a maioria dos mecanismos de busca, assim como  as mídias e redes sociais já desenvolveram formas para atender especificamente às necessidades das empresas (tornar-se conhecida e abrir um novo canal de diálogo e vendas). Ainda mais importantepessoas que têm perfis nas redes sociais querem conhecer novos produtos e empresas, mas não querem ser importunadas por anúncios. Quem não gosta de receber um panfleto na rua também não gosta de receber um panfleto online. É por isso que o marketing digital tornou-se tão relevante. É necessário tempo, conhecimento e disposição para colocar sua empresa na internet de forma profissional. É pouco provável que você sozinho consiga gerir sua empresa e ainda realizar as tarefas de marketing digital que envolvem vários profissionais experientes em regime de dedicação exclusiva.

3) *Procura a ajuda de parentes e amigos *que conhecem um pouco mais sobre o assunto para lhe dar as primeiras dicas.

Pode ser uma excelente opção ter a ajuda de alguém que entenda um pouco mais do assunto para lhe dar um empurrão no início. Essas pessoas podem encontrar serviços e ferramentas online que tornem mais fácil colocar sua presença na internet e administrar sua página ou perfil. No entanto, é importante que você saiba que, se tudo funcionar bem, são maiores as chances de você precisar de um serviço profissional. Tudo torna-se mais complexo e importante quando você começa a utilizar parte de* sua verba de publicidade e marketing* para reforçar sua presença online. Afinal de contas, se você vai investir seus recursos, você certamente quer ter retorno em termos de visibilidade ou faturamento, não é?

4)    Contrata um funcionárioequipe ou agência de marketing para construir sua imagem na internet.

Essa seria a opção para empresários com muito capital para investir, correto? De fato, grandes empresas têm departamentos inteiros dedicados ao marketing digital e às mídias e redes sociais. Além disso, também contam com o apoio de profissionais e agências para desenvolver o famoso marketing de conteúdo, a forma mais eficaz e rentável de promover sua empresa e seus produtos na internet. O que você precisa saber é que nada disso é impossível para as PMEs. A grande vantagem da internet é a sua natureza democrática e acessível. Assim como todos os tipos de clientes estão lá, você e sua empresa também podem estar. Há serviços profissionais que utilizam as últimas tecnologias e são feitos sob medida para você colocar sua empresa na internet. Você só precisa pesquisar e aprender um pouco do assunto.

Para começar a aprender mais sobre marketing digital, visite o Elefante Verde Empresas.

Se você gostou dessas dicas, curta a página do Elefante Verde Araruama & Iguaba Grande.

(agradecimentos a André Mathias, do Elefante Verde)