Google Trends: use os assuntos em alta na sua estratégia de Marketing

Toda empresa antenada no mundo digital está familiarizada com pelo menos uma ferramenta do Google, seja o Google Meu Negócio, Analytics, Adwords, Youtube, entre as mais populares. No entanto, uma opção gratuita e eficiente ainda é pouco explorada pelos empresários: o Google Trends.

O Trends é uma ferramenta que mostra os termos mais populares nas buscas do Google, podendo ser segmentados por regiões e períodos. Quer saber como funciona e como pode ajudar nas estratégias de Marketing da sua empresa? Confira:

Pesquisando palavras-chave

Quem já se aventurou no Adwords, conhece o Keyword Planner, o planejador de palavras-chave do Google, que mostra o número de buscas mensais feitas por determinado termo. A pesquisa no Google Trends funciona de uma forma diferente e pode dar ótimos insights e dicas de mercado para as empresas: os resultados das palavras-chave aparecem em gráficos de 0 a 100, onde acompanhar a evolução de interesse em um espaço de tempo escolhido pelo usuário.

1. Compare mais de uma palavra-chave

Uma das possibilidades mais interessantes do Google Trends é comparar mais de um termo e analisar o interesse do público nesses assuntos. Usaremos um exemplo: uma agência de marketing digital pretende fazer uma publicação em seu blog sobre vendas online. Ao buscar dois termos equivalentes no Google Trends "loja virtual" e "e-commerce", notamos que loja virtual possui uma média de buscas muito maior, sendo uma melhor opção para estar no título da matéria.

2. Compare por regiões

Na mesma pesquisa, o Trends apresenta gráficos regionais, com a comparação dos termos por países, regiões, estados e até cidades. No estado de Pernambuco, "Loja Virtual" possui um volume de buscas bem maior que o "E-commerce". Esse tipo de dado é importante para empresas que querem utilizar regionalismos para descrição de produtos e publicações em blog.

3. Veja tópicos e consultas relacionadas

Outro indicador interessante do Google Trends são os tópicos e consultas relacionadas ao termo pesquisado, que podem ser filtrados entre "Principais", temas relacionados mais comuns ao longo dos anos, ou "Em ascensão", os assuntos que tiveram um crescimento nos últimos dias e podem indicar tendências de mercado.

Conclusão

Essa é apenas uma parte do que é possível extrair através das pesquisas feitas no maior buscador do mundo e, como apresentado, pode trazer insights, fazer a diferença no SEO e atingir o público-alvo de maneira certeira.

Então, lembre-se: vai fazer uma publicação pro site, blog ou redes sociais da empresa? Dê uma olhadinha no que as pessoas estão procurando!

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