Guia Básico sobre Café #2 ? Café Coado

O guia básico sobre café para o seu dia a dia.

Boas galera!
Já passou uma semana, e aqui está o segundo post deste ciclo. Hoje vamos falar do café coado. Na verdade vou contar algumas coisas sobre café coado, que podem melhorar o seu café (até mesmo o café do escritório, acredite)!

Vamos começar falando como melhorar efetivamente o sabor do seu café. Mas antes, uma rápida história introdutória. Ano passado participei de um evento com palestras ligadas ao café e às bebidas alcoólicas. Lá, eu tive o prazer de participar do workshop do Tony Harion, da Mixing Bar. E foi através dele que eu aprendi este truque. Usar o sal para melhorar o sabor do café. O que? Sal no café?

É isso mesmo, mas em uma quantidade bem pequena. E não adianta tentar colocar o sal direto no café, vai ficar horrível. Ele nos mostrou como fazer uma tintura de sal. A tintura neste caso é basicamente uma mistura de 100ml de água e 15g de sal (essa é a proporção), dá uma olhada na foto abaixo:

Você deve saber que o sal é um realçador de sabor. Nesta proporção, ele ajuda a suavizar o amargor indesejado do café. E como ele deve ser usado? Simples, você pode pingar 3 ou 4 gotas no seu cafezinho do escritório, ou ainda melhor, pingar as gotas na água que vai ser usada para passar o café (você não vai sentir o gosto do sal na bebida). A diferença é impressionante. Aproveito para desafiar os céticos: façam o teste e digam o que acharam.

Mudando de assunto, e os coadores? Qual é o melhor? Papel ou pano? A resposta é: depende. O filtro de papel é mais higiênico, e não passa nenhum sabor ao café. O filtro de pano é mais econômico, por ser reutilizável. Mas acumula bactérias e pode alterar o gosto do seu café. O que se encaixar melhor na sua realidade é o melhor para você.

Outra peça importante é o porta filtro. E aqui vai uma dica muito simples, que eu só entendi a necessidade de falar dela, por conta de um bate papo no escritório sobre café. O porta filtro precisa ter algumas linhas em relevo na parte de dentro, como o da imagem abaixo.

Quando a peça não tem essas linhas, o filtro (pano ou papel) cola no porta filtro, e faz o café demorar mais para coar. Ok, mas qual é o problema? O seu café esfria enquanto isso. Use o porta filtro com as linhas internas e passe seu café mais rápido!

Por falar em café frio, não esqueça de escaldar a garrafa térmica antes de colocar o café! Esse detalhe faz muita diferença. O seu café poderia estar quentinho se você tivesse escaldado a garrafa. Já passou por isso? Vamos entender o porque.

A água já perdeu temperatura desde que você tirou ela do fogo. Enquanto o café coava, a água perdeu ainda mais calor. E quando você coloca o café em uma garrafa térmica sem escaldar, é como colocar o café em uma jarra fria de vidro. Aí não tem como chorar, o café vai esfriar rapidinho.

Para terminar, não ferva a água do seu café (existem casos específicos para isso)! No post #1, nós vimos que a temperatura ideal de extração do café gira em torno de 90° a 93°C, e a água ferve à 100°C. Para saber se a água está próxima dessa temperatura, fique de olho nas bolhas da água quente. Quando as primeiras bolhas começarem a subir (antes de começar a ferver), retire a água do fogo. Só não pode esquecer das dicas acima, se não, o café esfria.

Você nunca mais vai beber um café ruim. Acompanhe nossos posts e exija o melhor para você.

Até semana que vem e bom café!