Guia Básico sobre Café #4 ? Dicas finais

O guia básico sobre café para o seu dia a dia.

Bom dia pessoal!

Este é o último post dedicado exclusivamente ao café, e acredito que de certa forma espalhei o que conheço e o que estudei sobre cafés. Existem muitos outros tópicos que poderiam ser abordados, como plantação, secagem, torra? Mas esses são temas mais técnicos, e fogem da minha proposta inicial, que era ajudar a formar bebedores mais exigentes e mais conscientes do que o café pode proporcionar.

De qualquer forma, ainda existem algumas dicas finais que posso dar a vocês:

  • Treine seu paladar para tomar café sem açúcar.

Você despertará para um mundo novo de sabores. Com um pouco de treino, o amargor passa a ser muito agradável. Se você só toma café com açúcar, provavelmente  você ainda não conhece o gosto do café. Experimente, você pode se surpreender.

  • Se for tomar espresso, prefira o curto.

Ele representa o filé do café, concentra os óleos essenciais do café e confere mais sabor à bebida. Puro sapore!

  • Calda de caramelo e café é sensacional!

Fácil de fazer, apenas misture um pouco de café fresco com o açúcar em ponto de caramelo. Depois é só servir com um sorvete de baunilha (agora ficou barato fazer uma sobremesa diferente, rs) e esperar as pessoas começarem a falar bem do seu cappuccino gelado!

  • Café não é tudo igual.

Existem diversos tipos (espécies de plantas) de café. Dividimos os tipos em dois grandes grupos: Café Arábica e Robusta. Mas cada grupo tem suas subdivisões e particularidades. Assim como um suco de limão tahiti e de limão siciliano terão sabores diferentes, os diversos tipos de café também trarão resultados diferentes. E considerando que temos diversos tipos de extração, sua biblioteca de sabores acaba de crescer consideravelmente, não é?

  • Frequente diversas cafeterias!

É a forma mais prática de desenvolver sue senso crítico com o café. Você vai saber o que cada cafeteria faz de melhor, e terá uma boa base de comparação entre elas. Assim você vai ficando naturalmente mais exigente e com o paladar mais apurado para a bebida.

  • O café é só o começo!
    A gastronomia, os destilados, vinhos, cervejas, chás, águas e tantos outros tipos de comidas/bebidas permitem o mesmo nível de aprofundamento que o café permite.  O mundo dos sabores é enorme, explore!

  • Comer e beber são dois grandes prazeres na vida de qualquer pessoa!
    Aproveite ambos ao máximo, afinal o que levamos da vida são as experiências.

A partir de agora, vou começar a falar das minhas experiências gastronômicas em Mogi das Cruzes, e assim como fazemos no Guia do Elefante, vou compartilhar minhas percepções de cada lugar, e quem sabe ajudar as pessoas a escolher seu restaurante ou bar. Compartilhe suas experiências também!

Um ótimo final de semana a todos!
E feliz Dia da Mulher!

Bom café!