Guia Colaborativo Elefante Verde

O que é um guia colaborativo?

Se puxarmos um pouco pela memória, lembraremos das páginas amarelas, aquele calhamaço enorme que listava informações de empresas de determinada região. Tá bom vai, os internautas mais jovens jamais ouviram falar dessa tal de páginas amarelas né?!

O fato é que durante muito tempo, quando ainda não existia a internet, o meio mais utilizado para se encontrar uma empresa era justamente procurar nesse guia impresso, periodicamente distribuído de porta em porta.

Mas com o surgimento da internet esses guias físicos foram perdendo espaço e migrando para o online. Os buscadores como o Google tornaram as pesquisas por uma empresa mais fáceis e muito mais baratas. Surge então a primeira geração dos guias online, que nada mais eram do que os antigos guias físicos em um novo ambiente.

Acontece que a dinâmica da internet pode proporcionar muito mais na medida em que as pessoas podem interagir, participar e colaborar com a criação e atualização das listas de empresas. Isso não era possível nas antigas listas ?estáticas? amarelas ou na primeira geração dos guias online.

Esse modelo de produção de conteúdo é o chamado *crowdsourcing. *Traduzindo, utiliza-se a colaboração em massa e voluntária para criar conteúdo e gerar grande fluxo de informações. O site Wikipédia é um dos melhores exemplos de crowdsourcing.

É nesse contexto que foi criado o Guia Colaborativo Elefante Verde. No nosso portal, os próprios usuários avaliam as empresas por meio de notas (estrelas) e dão testemunhos, o que ajuda outras pessoas a realizar uma escolha mais alinhada com o seu perfil.

O Guia Elefante Verde funciona como uma verdadeira rede social. Quando o consumidor precisar de um determinado serviço ou produto, ele encontrará as opiniões de seus amigos a respeito de diversos estabelecimentos, todos com localização e contato e alguns deles até mesmo com fotos, vídeos, cupons de desconto, etc.

crowdsourcing

Assim, fica muito mais fácil para o consumidor ser assertivo e encontrar algo que realmente tenha a ver com ele. Para se ter uma ideia, segundo um estudo recente da Consultoria Roper Reports, 84% das pessoas escolhem restaurantes por meio de recomendações e 77% escolhem hotéis da mesma maneira.

Para as empresas o guia colaborativo transforma os seus clientes em parceiros em potencial, na medida em que as avaliações ajudam na construção de um produto melhor e com menor investimento.

Venha participar e colaborar!