Halloween: como surgiu e quem é o Jack O'Lantern?

No dia 31 de Outubro é comemorado o Halloween ou Dia das Bruxas. Você sabe porque esse dia começou a ser comemorado e qual o motivo dessa comemoração? O Elefante Verde – Vitória foi atrás dessas respostas para você.

BlogHalloweenComo surgiu o Halloween?

Acredita-se que o Halloween surgiu com o povo Celta, residentes na atual Grã Bretanha, e seu nome original era “All hallow’s eve”, ou “véspera de todos os santos” em português, pois é comemorado um dia antes do Dia de Todos os Santos.

Como o dia 1º de Novembro, ou Dia de Todos os Santos, era um dia importante para os celtas, eles passaram a se vestir de maneira estranha e bizarra, um dia antes, para afastar os maus espíritos que podiam atrapalhar suas colheitas.

Durante a ocupação do território europeu, os pagãos influenciaram a cultura cristã e, no século IX, a igreja alterou a data do Dia de Todos os Santos (antes comemorada em Março) para dia 1º de Novembro, fazendo com que assim os bárbaros recém convertidos não se esquecessem da data.

Na Idade Média, a comemoração foi muito relacionada às bruxas e feiticeiras, talvez pela forte presença da inquisição, e os mortos se tornaram comuns na comemoração, por não fazerem mais parte deste mundo.BlogJackOLantern

Por que é comum enfeitar as casas com abóboras nesse dia? Quem é Jack O’Lantern?

Para entender como surgiu o costume de utilizar as abóboras na decoração do Dia das Bruxas é necessário que se conheça história de Jack O’Lantern, o principal personagem do Halloween.

Conta-se a lenda que Jack, um alcoólatra e arrogante homem, bebeu mais do que devia e o Diabo veio lhe buscar, em um dia 31 de Outubro. Desesperado para salvar sua alma, Jack convida o Diabo para beber e, como não tinha dinheiro para pagar, Jack pede que o Diabo se transforme em moeda, o mesmo o faz com pena de Jack.

Ao invés de pagar a conta, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Ambos fizeram um acordo para que Jack libertasse o Diabo e o mesmo deixasse Jack em paz. Quando Jack morreu, ele não foi aceito no Reino dos Céus por ter feito um trato com o Diabo e também não foi aceito no Inferno por ter feito o mesmo trato. Ao perceber que Jack estava sozinho e perdido, o Diabo lhe entregou um nabo com carvão para servir de vela.

Com a chegada dos Irlandeses na América, eles trouxeram a comemoração de Halloween e a vela de Jack O’Lantern, transformada em uma abóbora com feições humanas, para o Novo Mundo. Atualmente, as pessoas se vestem e enfeitam a casa com o Jack O’Lantern para afastar os maus espíritos que vagam nesse dia.