Halloween

A origem do Halloween.

Não se sabe muito ao certo a real origem do evento* Halloween, e ainda não há uma decisão pacífica sobre tal assunto, porém o *Elefante Verde contará um pouco sobre uma de suas versões mais aceitas.

pumpink

O nome Halloween.

Os antigos povos celtas creditavam que às vésperas do início do mês de novembro (considerado o mês de todos os santos) o mal que existia faria de tudo para ameaçar a humanidade, e na noite do dia 31 de outubro, conhecido como “All Hallows Even” (véspera *de todos os santos); um portal entre o mundo dos vivos e dos mortos* se abriria, permitindo que o mal assim caminhe pela terra, demônios violentos,* espíritos* vingativos e atormentados vagariam durante toda a noite de halloween, em busca de vingança por suas dores e violência, e para se protegerem de todo este mal, iniciou-se vários dos costumes que conhecemos hoje.

Porém na Idade Média, a igreja católica afim de acabar com os cultos pagãos condenou este evento, como sendo típico de* bruxarias* (nesta mesma época, pessoas consideradas bruxas eram caçadas e condenadas às mais diversas formas cruéis de tortura e morte, a mais conhecida era a morte na fogueira), e o nome “All hallows Even” passou por diversas modificações até chegar ao atual formato “Halloween“, ou como nós o conhecemos, Dia das Bruxas.

bruxa

As fantasias.

Sejam de monstros, demônios ou mortos, serviam para não serem reconhecidos por essas almas condenadas que ali caminhavam, o que permitia aos vivos caminhar entre os mortos sem problemas algum.

fantasy

As lanternas feitas de abóboras.

Representam a luz que guia as* almas atormentadas* de volta para o seu lugar, fazendo uma menção também a uma antiga lenda irlandesa, que versa sobre Jack Miserável, aquele que para salvar sua alma do inferno enganou o próprio* diabo*.

lanterns2

Jack Miserável.

Segundo a lenda, Jack convidou o diabo para beber um pouco, e no momento de pagar a conta o desafiou a se transformar em uma moeda para quitar tal dívida,porém ao aceitar o desafio, Jack pregou o diabo em forma de moeda em um crucifixo, libertando-o apenas se garantisse que a sua alma jamais entraria no* inferno.
O problema é que, por ter feito um acordo com o
diabo, ao morrer *
Jack também não
pode entrar no paraíso, e sem lugar para ir, foi condenado a* vagar* por toda a eternidade
pela terra, tendo em mãos uma lanterna para iluminar o seu caminho.

Jack

Gostosuras ou travessuras?

Reza a história que algumas dessas* almas condenadas* batiam à porta pedindo “soul cake” (bolo das* almas) para não *atormentar tal moradia, o que posteriormente deu origem ao costume infantil de pedir* doces* em troca de não aprontar* travessuras* com os moradores e suas casas, como por exemplo pichar estabelecimentos com tinta colorida ou jogar vários rolos de papel higiênico por sobre a casas, quintais e varandas.

tricks

Dia das Bruxas.

No Brasil o evento vem se popularizando ao longo dos anos, e o mais comum neste dia são as famosas* festas de fantasias.
Em *
Governador Valadares temos a já tradicional* Festa da Fantasia*, originada em 1991 este ano está em sua 22ª Edição.

Uma boa pedida para você que não vai sair hoje, é chamar os amigos para assistir alguns* filmes* de* terror* em casa, são tantas opções de* filmes, conta ai qual o seu favorito para hoje? Só não deixe de preparar a pipoca, o refrigerante e claro os *doces.

filmes

O* Elefante Verde* deseja a todos um Divertido e assustador Dia das Bruxas!