Hidratação na Corrida de Rua

A corrida de rua é uma atividade com predominância aeróbia, onde os praticantes percorrem distâncias que chegam a superar uma hora de duração, com isso o corpo necessita de reposição hídrica para manter suas funções metabólicas equilibradas.

O corpo humano é constituído por mais de 70% de água e precisa ser hidratado constantemente, pois a perda de liquido pela sudorese (suor) é maior devido ao esforço, por tanto a reposição hídrica é fundamental para manter a segurança e a saúde do praticante.

Slim young woman drinking water after training

Independente do fator clima, o corredor deve se hidratar durante a corrida e recomenda-se aproximadamente 150/200ml de água a cada vinte minutos de exercício. A temperatura da água pode ser ambiente ou ligeiramente fria, o que facilita a sua absorção pelo organismo.

Nos dias de competições os organizadores se preocupam com isso e oferecem a hidratação durante o percurso da prova, mas o grande cuidado que os corredores devem ter será durante os treinamentos, pois neste momento a hidratação será feita com seus próprios recursos.

Existem alguns reservatórios para facilitar a hidratação dos corredores como ?squizee?, uma garrafinha geralmente de plástico, que poderá ser transportar em pochete de água fixada na cintura do corredor ou em ?camelbak?, que nada mais é do que um reservatório em forma de mochila que o corredor transporta em suas costas.

Enfim, manter o corpo hidratado significa melhor rendimento nos treinos e menos riscos à saúde, e lembre-se, a água é uma excelente fonte de hidratação, e em atividades moderadas de até sessenta minutos de duração ela será muito necessária.