Hora de vacinar o seu PET

cachorro-vacina-veterinario-117071

Com certeza você já deve ter ouvido por aí que agosto é o mês do cachorro louco. Sabe por que essa expressão existe? Neste período ocorre uma grande concentração de cadelas no cio. E quando elas estão no período fértil, os cachorros brigam para conquistar as fêmeas.

Essa luta feroz faz com que a raiva se espalhe mais. Isso porque a principal via de ingresso do vírus é pela pele, através da mordida de animais raivosos, ou portadores que estejam eliminando o vírus com a saliva.

Os animais infectados babam muito e ficam com aparência de ?loucos?. Além da salivação excessiva, agressividade, paralisia e mudanças de comportamento estão entre os principais sintomas da raiva canina. Então, se você notar qualquer alteração de comportamento no seu bichinho, procure um veterinário.

As consultas frequentes também são importantes. Porque o ideal é que os animais estejam com boa saúde ao receber a vacina, para garantir a imunização. Mas, atenção! Fêmeas no período do cio, prenhes e amamentando não devem ser vacinadas.

Tome cuidado!

Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença para seres humanos, lave bem o ferimento com água e sabão e procure orientação médica. Caso o cão ou gato sejam conhecidos, é necessário observar o animal por dez dias.

Fique ligado!

Todos os PETs a partir dos quatro meses de idade devem ser vacinados. Antes disso eles ainda não têm imunidade para responder adequadamente à vacina. Então, se você tem um bichinho dessa idade, não espere o calendário de vacinação gratuita. E lembre-se de após esta primeira dose, fazer um reforço anual. Como a doença não tem tratamento, sendo fatal em 99% dos casos, o ideal é prevenir.

Não deixe de cuidar bem do seu animalzinho. Você pode contar com o Elefante Verde sempre. Acesse agora mesmo nossa seção de Clínica Veterinária e Pet Shop e escolha o melhor local para a vacinação do seu PET em São João del-Rei.