HSM Expomanagement 2011, uma injeção de conhecimento.

Hoje vou falar sobre algumas palestras que acompanhei na HSM Expo 2011 na segunda (7/11) e ontem (8/11). HSM Expomanagement é uma feira de negócios com muitas palestras sobre empreendedorismo, gestão, redes sociais, marketing, liderança, novas tecnologias, inovação, educação e design.

Romero Rodrigues ? Fundador e CEO do Grupo Buscapé

Muitas pessoas conhecem apenas o site buscapé, comparador de preço, mas o Grupo Buscapé tem mais de 10 empresas de tecnologia, todas envolvidas com o ciclo de compra no e-commerce. Dentre elas, Mercado Pago, SaveMe, Lomadee, BondFaro,eBit e Quebarato. Em 2009, grupo de mídia Naspers comprou 91% do Buscapé, por 342 milhões de doláres. Com dinheiro em caixa, eles puderam fazer diversas aquisições nos últimos anos. Romero destaca que ele prefere comprar empresas com produto ?B? e equipe ?A?, e nunca o contrário. ?Produtos/serviços podemos melhorar mas equipes/pessoas não?. E para o sucesso ele menciona 7 fatores que um empreendedor precisa ter: Espírito empreendedor, inovação, barreira de entrada (quanto seu produto/serviço é fácil de copiar, quanto mais difícil maiores são suas chances de sucesso), capital, escala, time to market (Seja líder no seu mercado, senão crie uma nova categoria) e PESSOAS.

Algumas frases que ele destacou:

  • ?Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.?

  • ?Sorte é  quando o preparo encontra a oportunidade.?

  • ?Impossible is nothing.?

Gilbeto Dimestein ? Colunista da Folha/CBN com passagem em Harvard

Gilberto fala de sua experiência em Harvard, onde foi convidado para desenvolver um projeto de comunicação para a cidadania, devido ao projeto Cidade Escola Aprendiz, onde se desenvolveu o programa de bairro-escola, replicado com apoio do Unicef e Unesco. Ele  fala que é impressionante a quantidade de ?gênios? por metro quadrado, ?Fui comer uma pizza e do meu lado senta o inventor do microondas?.  Falou da importância de quanto mais pessoas trabalhando juntas, mais inovador era o projeto. E quanto mais diferente eram as pessoas mais inovador seria.

Em entrevista com reitora de Harvard, ela disse que o maior sonho dela era colocar os melhores alunos de todo o mundo lá. ?Talento atrai talento? disse. Gilberto falou do seu projeto catraca livre, http://catracalivre.folha.uol.com.br, site que agrupa as novidades gratuitas no cenário cultural paulistano. Finalizou dizendo ?Para ser um bom professor, o principal ponto é gosta de viver. Pois quem gosta de viver, gosta de aprender.?

Robert Wong ? Headhunter, palestrante e autor dos livros ?O Sucesso Está no Equilíbrio? e ?Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego?

Um show, pra resumir os 40 minutos de palestra do Robert Wong. Filho de chineses, fala de sua infância que sempre no dia de seu aniversário ao invés de ganhar presentes, era ele quem dava presente aos seus pais e também fazia um gesto de reverência, em forma de gratidão por eles terem dado a sua vida. E que esse costume chinês, foi passado aos seus filhos. Wong fala que para o equilíbrio pessoal existe um tripé que precisa ser trabalhado (Saúde, Tempo e Esperança).

Na saúde ele fala de como seu pai o ensinou desde cedo a cuidar dela. Que com a saúde vc ganharia ?1?. Se tivesse estudo ganhava mais um ?0?. Então teria ?10?. Caso tivesse amigos ganhava mais um ?0? e teria ?100?. E assim por diante com família, um bom emprego, e etc. Até  atingir ?1.000.000?. Mas caso você não tivesse a saúde, perderia o número ?1?, e consequentemente perderia tudo. Então não adianta você ser rico, bem sucedido senão tiver saúde.

No tempo, que ele simboliza com o infinito pelo número 8 deitado. O lado esquerdo é  o passado, e o direito o futuro. A junção dos 2 lados, no meio é  o presente. ?O presente não pode ser pensado, precisa ser vivido. E as pessoas que mais pensam são as mais tristes. Pense menos e faça  mais.? E a esperança, que é a sua fé. Você precisa ter esperança, em acreditar que coisas melhores virão.

Hoje, 9/11, vou para o último dia de palestras. Quem quiser pode acompanhar alguns auditórios via streaming. http://www.hsm.com.br/ Uma injeção de conhecimento e ânimo.

Abraços

Caio Sigaki