Ideias, cadê vocês?

Quem já não teve momentos de verdadeiro deserto criativo? Nossa, que desespero que dá. Você tem um monte de coisa para fazer, precisa ter ideias porque o trabalho tem prazo e nada vem na mente. Esta situação acontece com todos nós.

Já reparou que quando a cabeça está mais tranquila as ideias começam a chegar como se fossem uma avalanche? É assim mesmo que funciona. Quando estamos mais estressados, querendo espremer nossa mente e não adianta, parece que ela não colabora. Mas quando relaxamos e paramos de pensar apenas naquele assunto outras ideias começam a chegar.

Isso acontece porque mudamos o foco e não nos sentimos mais tão pressionados.
A mente entende como se estivesse mais espaço para observar outras coisas ao redor e isso faz com que ela trabalhe com o campo mais aberto. Quando o campo abre começamos a ver coisas com mais amplitude e a mente faz ligações do que você vê e das coisas que precisa resolver depois, neste momento você tem grandes ideias.

Como quando você vê um filme e tem uma grande ideia, é assim que funciona. Dificilmente você colocará um filme para ver com o propósito de ter uma grande ideia ou a solução para seu problema. Nos momentos em que você está mais relaxado a pressão diminui e você fica mais exposto a outras situações. Por isso fazer artesanatos, palavras cruzadas, ler, caminhar, enfim fazer coisas que você não faz o dia todo é excelente para dar um gás na sua mente.

Agora, se você ficar o tempo todo pensando como vai resolver tal situação, ou ter uma ideia, nada vai acontecer a não ser aumentar seu grau de stress. Tudo isso acaba virando uma grande bola de neve de stress, quanto mais você acha que não tem nada na cabeça mais se sente incapaz e gera mais ansiedade ainda. As ideias mais interessantes são criadas assim, observando e em momentos de menos pressão.

Portanto, quando estiver super estressado, levante da sua mesa, vá tomar um café, dar uma voltinha e coloque seu foco em outra coisa que não seja o trabalho para ver se sua mente abre o campo. Agora mesmo, antes de escrever este texto aconteceu isto comigo, estava sem ideia para escrever e fui fazer outra coisa, quando percebi, pensei exatamente nisso, que estava sem ideia e como voltei a funcionar quando coloquei o foco em outra situação. Mas cuidado, não vá se distrair muito com o outro foco e perder a noção do tempo, ok?

Sucesso para todos!

Daniela Rosa
daniela@attitudecoach.com
www.attitudecoach.com