Procurando imóvel? 6 Dicas Exclusivas de Arquiteto

Nos dias atuais, é comum pessoas trocarem a vida em suas casas por apartamentos. Trata-se de um momento no qual a violência atinge altos índices, as pessoas passam a ter menos filhos, os divórcios se tornam comuns e casar-se pela segunda vez é uma consequência. Todos esses aspectos acarretaram em um novo modo de vida, pessoas passam a morar sozinhas e casais passam a conviver sem filhos. O conceito de família traz um número reduzido de pessoas e também se tornou um fator importante na diminuição do programa dos apartamentos. Neste momento, surgem os lofts, os studios e os quartos reversíveis, a fim de flexibilizar as plantas.

Dentro dessa nova realidade muitos sentem dificuldades ao escolher um novo imóvel. Seria ótimo se no momento da aquisição de um imóvel tivéssemos conhecimento sobre arquitetura, finanças, negociação e legislação para decidir de forma sensata a fim de evitar desgastes futuros. Mas nada como pequenas dicas para quem está em busca de realizar esse sonho e fazer a melhor escolha.

1. DISTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS - Verificar se a distribuição dos cômodos favorece o aproveitamento do espaço e circulação entre ambientes. É importante observar se há espaço suficiente para comportar os móveis e eletrodomésticos que possuem e farão parte do novo imóvel. DICA: a integração dos ambientes está em alta, além de favorecer o convívio e a sensação de amplitude é possível delimitar os espaços com bancadas e móveis vazados, tornando os ambientes personalizados.

2. OPÇÃO LIVING AMPLIADO - Essa opção está disponível em alguns empreendimentos e é uma ótima alternativa para aqueles que precisam de um espaço a mais de convívio, porém é necessário está disposto a abrir mão de um dos dormitórios, em alguns casos.

3. ÁREAS DE LAZER - É importante observar a distribuição das áreas de lazer, se a mesma foi projetada para facilitar o uso pelos moradores. Na maioria dos casos, o salão de festas deve está próximo à churrasqueira, assim como o playground da brinquedoteca, e o fitness interno do externo. DICA: as áreas comuns funcionam como uma extensão do apartamento. Assim, elas devem contemplar aquilo que falta em sua área privativa. Um salão de festas, por exemplo, tende a comportar comemorações maiores.

4. ÁREAS COMUNS - Opte por empreendimentos com áreas comuns equipadas e decoradas, desta maneira você não precisará arcar com este custo futuramente, por meio de rateios, além da garantia de um trabalho feito por profissionais especializados e capacitados.

5. ÁREAS VERDES - Verifique se a taxa de permeabilidade do condomínio foi seguida e se será entregue conforme o projeto do empreendimento. As áreas verdes são importantes e fazem toda a diferença em nossa região que é quente e úmida.

6. MANUAL DESCRITIVO DO IMÓVEL E DAS ÁREAS COMUNS - Leia este documento pois é nele que podemos encontrar todas as características do imóvel e suas áreas comuns, incluindo materiais de acabamentos que serão entregues.

DICA FINAL: Engenheiros ou arquitetos são os profissionais indicados a opinar antes da compra de um imóvel. Eles podem avaliar a estrutura física, infiltrações, rachaduras, iluminação e ventilação. Como são contratados pelo interessado em comprar ou alugar, esses profissionais farão uma avaliação completa e totalmente imparcial.

CONTRATE UM ARQUITETO
Lótus Arquitetura e Construções LTDA
http://arquiteturalotus.com.br/
Rua S3 esquina com Av. Sul, n. 217. Conjunto Tucumã.
TEL.: (68) 3229-1771 / 9921-6957