Índice Glicêmico dos alimentos o que é isto?

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Ainda existem muitas dúvidas sobre o que seria o índice Glicêmico de alimentos e para que serve esta informação. Vamos tentar esclarecer de uma forma bem simplificada.
Todo alimento possui uma quantidade de açúcar em sua composição que se denomina índice Glicêmico, que pode ser alto médio ou baixo. E esta quantidade de açúcar interfere em vários processos metabólicos que ocorrem no nosso organismo.
O que temos percebido no consultório é que muitas pessoas não tem ideia de como usar e pra que serve o índice Glicêmico.
Um dos principais erros é quanto ao horário de utilização do alimento com alto índice *Glicêmico, médio e baixo índice Glicêmico! E a utilização de forma equivocada desses alimentos pode levar ao aumento de peso e até mesmo problemas com a resistência a insulina o que pode causar o diabetes.
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A tapioca por exemplo que tem sido muito utilizada nas dietas hoje em dia possui um *índice Glicêmico alto (115), enquanto o pão francês possuem índice menor (100), o que nos leva a entender que o alimento e suas calorias não são a parte mais importante da dieta, mas sim o que ele possui de nutrientes, o horário de utilização a necessidade de utilização e a combinação com outros alimentos .
A quantidade  de açúcar presente nos alimentos influencia também na velocidade do esvaziamento gástrico e quanto mais rápido for o esvaziamento, maior a oferta de energia, e quanto maior a oferta de energia maior tem que ser o gasto senão o corpo se vê obrigado a estocar essas energias.
 Bean-Heart
Por isso alimentos com índice Glicêmico alto podem ser ingeridos juntamente com alimentos integrais, grãos, fibras ou proteínas, provocando uma redução na velocidade de absorção dos mesmos, o que daria tempo ao seu corpo de utilizar das calorias ingeridas não sendo necessário estoca-las na forma de gordura.
Não estou dizendo que não se deve comer alimentos com alto índice Glicêmico,pois estes são muito importantes no fornecimento de energia para o ganho ou a perda de peso, mas não se alimente do que você vê o outros se alimentando, conheça o alimento, se informe se você pode ou precisa dele na sua rotina de treinos, ou na sua rotina diária.
Por isso procure um profissional de nutrição para elaborar seus cardápios pois muitas vezes você está se alimentando de coisas* saudáveis* mas na quantidade errada ou na hora errada ou com a combinação errada.
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