Intercâmbio na Ilha de Malta, uma opção interessante para os brasileiros

800px-Blue<em>Lagoon</em>and_Cominotto

Localizado no centro do Mediterrâneo, entre a Sicília e o norte da África, Malta é um país formado por duas ilhas maiores (Malta e Gozo) e três menores (Comino, Cominotto e Filfla). O arquipélago guarda sete mil anos de história marcados pela passagem de diversos povos entre eles muçulmanos, sicilianos, espanhóis, franceses e ingleses. Privilegiada por sua belezas naturais e história, Malta oferece também muita diversão como festivais culturais, festas de música eletrônica, agitado Carnaval e prática de esportes como mergulho e windsurfe. É um destino indicado para quem procura principalmente curso de inglês de curta duração, de boa qualidade a um custo considerado baixo.

502px-General<em>map</em>of_Malta.svg

Idioma: inglês
Moeda: euro
População: 420 mil
Clima: mediterrâneo
Fuso Horário: + 4 horas
Capital: Valeta* *

800px-Malta<em>-</em>St.<em>Julian's</em>(Triq<em>it-Torri</em>(Sliema))<em>03</em>ies

?A ilha oferece uma segurança que jamais vi no Brasil, sem contar a facilidade que é viajar, a burocracia se torna mínima quando o assunto é entrar e sair dos países. A desvantagem fica para aqueles que gostam do agito, o inverno por aqui é muito tranquilo e a ilha fica vazia, restando apenas as praias como opção de lazer?, assim define Danielle Cassar, 25, fotógrafa freelancer, que mora na ilha há  pouco mais de um ano.

Falando em moradia, os aluguéis costumam ser mais baratos na ilha do que em outros países da Europa. Em Malta é possível alugar um apartamento com quarto, sala, cozinha e banheiro por ? 250 (R$618) por mês. Para quem procura um apartamento com dois ou três quartos é possível encontrar a partir de ? 500 (R$1236). Aqui também é comum pagar depósito de um mês e o contrato é de no mínimo de um ano.

Ah, as praias! Em Malta você pode escolher o tipo de praia que quer visitar. Areia, pedras ou rochas. A costa do litoral possui uma diversidade incrível, as praias de areia pode ser encontradas principalmente no lado norte das ilhas, já no lado Sul é mais fácil encontrar praias rochosas.

800px-Ramla_Bay

Além de desfrutar do azul estonteante do mar, pode ter certeza que o bronzeado estará garantido, isso porque, o arquipélago maltês está praticamente no centro do Mediterrâneo e tem uma latitude mais ao sul do que no norte da Tunísia. Resumindo, essa geografia permite que o sol seja intenso nessa região. Em Malta, os médicos alertam: não se exponha ao sol entre as 11 da manhã e 3 da tarde e sempre usar filtro solar, inclusive no inverno.

Quando chegar a hora de bater perna, além de museus, galerias, praias, cavernas e toda diversidade natural, não vai faltar paisagens históricas nas fotografias. Os templos de idades pré-históricas estão presentes em toda a ilha e podem ser encontrados praticamente e cada esquina. Ah! Aliás essa é outra vantagem em Malta, economiza-se bastante com transporte publico, já que é possível fazer muita coisa a pé. Tudo é pertinho e as ruas planas. Mas se houver a necessidade de pegar ônibus, barco ou taxi, vá sem medo, pois além de eficiente o transporte publico é barato!

800px-AIDAcara_Valetta

Malta na moda: recorde de turistas

Não é à toa que afirmamos que Malta é um destino da moda. Segundo o jornal Times of Malta, a ilha bateu um recorde com os 199.430 turistas que recebeu no mês de agosto de 2013, o maior número em um só mês até então.

A quantidade de visitantes também é 4,4% superior ao mesmo mês do ano anterior. Os dados do Instituto Nacional de Estatística ainda mostraram que destes, 174.817 turistas vieram de férias e 6514 a negócios. Ai nos perguntamos: será possível mesmo pensar em negócios neste paraíso???

A maioria dos visitantes é do Reino Unido, ainda de acordo com o Times of Malta ? 27% do total. Depois estão italianos e franceses entre os que mais visitam o destino. Outro número interessante é o total de pessoas que escolheram Malta para visitar, de janeiro a agosto de 2013: quase 1 milhão. Vale lembrar que Malta tem aproximadamente 400 mil habitantes. Dá para entender porque a ilha ?bomba? no verão?

João Paulo
Proprietário da OXY Travel