Japão promove campanha para minimizar consumo de bebidas alcoólicas

download

O Japão realmente é um país de vários contrastes. Durante a semana se dedicam integralmente ao trabalho, cumprindo longas jornadas. Já quando chega a sexta-feira, próximo ao final do expediente, o ambiente se transforma, todos ficam ansiosos e começam a combinar onde será o *happy hour, *que é uma tradição dos japoneses, que se reúnem em bares e karaokês e se soltam, bebem muitas vezes exageradamente e libertam toda a tensão e stress da semana.

Mas o fato das pessoas exagerarem no consumo de bebidas alcoólicas, tem causado muitos transtornos e constrangimentos para quem trafega no entorno de bares e estações de trem.
[![download (1)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/2/2014/06/download-1.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/2/2014/06/download-1.jpg)
Não é raro ver pessoas, derrubadas pelo álcool, dormindo nas ruas, trens e estações. Mesmo na grande metrópole de Tóquio, isto é considerado normal.
Para chamar a atenção para os perigos da dependência do álcool, uma famosa rede de bares japonesa, a* Yaocho* lançou uma companha publicitária que utiliza as pessoas embriagadas como protagonistas de suas campanhas.
A campanha funciona da seguinte forma: a empresa procura diariamente pessoas que estejam dormindo pelas ruas de Tóquio. Uma vez localizado, fitas adesivas são colocadas com a palavra *?nomisugi?* (muito bêbado). Os idealizadores da campanha incentivam o público a tirar fotos parecidas com as que estão sendo usadas na campanha e pede uma divulgação em massa pelas redes sociais.
?A honra é mais importante na sociedade japonesa?, dizem os organizadores da campanha. Para ele, seu objetivo é deixar os bêbados constrangidos e que aprendam a beber de forma moderada. Caso contrário, correm o risco de se tornar protagonistas involuntários da campanha publicitária exclusiva.