Manifestos

Se você procurar no dicionário, vai encontrar lá o significado do verbo manifestar. Está lá: ?1. Dar(-se) a conhecer; mostrar(-se) ou expressar(-se) abertamente; revelar(-se) 2. Dar sua opinião; declarar-se?. Em tempos em que as pessoas estão cada vez mais descontentes com isso ou aquilo, as manifestações são também ainda mais constantes. Assim como os inúmeros sinônimos da palavra manifestar, todo mundo quer se dar a conhecer, mostrar ou expressar abertamente o que pensa, revelar, dar sua opinião, declarar-se contra ou a favor de algo.

E isso pode acontecer de todas as maneiras possíveis e imagináveis.

Por exemplo: de tudo de bacana que a Apple já fez nas últimas décadas, em questão de produtos e propagandas, talvez nada tenha sido tão belo e marcante quanto o ?Think Different Manifesto (Crazy Ones)?, ou simplesmente ?Manifesto Pense Diferente (Loucos)?.

Eis o que ele diz:

?Esta vai para os loucos. ?Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso.?Os que são peças redondas? em espaços quadrados.?Os que veem as coisas de um jeito diferente.

Eles não são fãs de regras.?E não têm o menor respeito pelo status quo.

Você pode elogiar, discordar, imitar,?desacreditar, glorificar ou difamar esses loucos.?Talvez a única coisa que não possa fazer é ignorá-los.

Porque eles mudam as coisas.

Eles inventam. Imaginam. Curam.?Exploram. Criam. Inspiram.

Eles empurram a raça humana pra frente.

Talvez eles tenham que ser loucos.

De que jeito alguém olharia para uma tela em branco e veria uma obra de arte??Ou sentaria em silêncio e ouviria uma canção jamais composta??Ou contemplaria um planeta vermelho e veria um laboratório sobre rodas?

Construímos meios para gente assim.

Enquanto alguns veem loucos,?nós vemos gênios.

Pois as pessoas que são doidas o suficiente para achar?que podem mudar o mundo, são aquelas que, de fato, mudam.?

Este texto é um dos meus manifestos favoritos. É o tipo de texto que nos inspira, que faz com que a gente queira fazer a diferença, de verdade. Faz com que a gente tenha vontade de fazer parte deste grupo de loucos que inventa, imagina, cura, explora, cria, inspira. O grupo que empurra a raça humana para frente.

É aí que entra um outro texto que também considero inspirador, o ?Holstee Manifesto?. Holstee não tem tradução, é o nome de uma agência. Eis o que diz: ?Esta é a sua vida. Faça o que você ama, e faça isso frequentemente. Se você não gosta de algo, mude isso. Se você não gosta do seu trabalho, peça demissão. Se você não tem tempo o suficiente, pare de ver TV. Se você está procurando pelo amor de sua vida, pare. Ele estará esperando por você quando você começar a fazer coisas que você ama. Pare de analisar, todas as emoções são lindas. Quando você comer, aprecie cada mordida. A vida é simples. Abra sua mente, braços e coração para coisas novas e pessoas, nós estamos unidos em nossas diferenças. Pergunte à próxima pessoa que você encontrar qual é a paixão dela e compartilhe seus sonhos com ela. Viaje com frequência, se perder ajudará você a se encontrar. Algumas oportunidades aparecem apenas uma vez, aproveite-as. A vida consiste nas pessoas que você encontra e as coisas que você cria com elas, então saia e comece a criar. A vida é curta. Viva seu sonho e compartilhe sua paixão.? E boa semana.

Amanda de Almeida