Marejada 2.8

28ª Marejada 201428ª Marejada 2014

Uma boa medida relativa à Marejada foi fortalecer o playlist com artistas catarinenses.

O evento que chega à sua 28ª edição e iniciou nesta quarta-feira resolveu valorizar o trabalho autoral, a prata da casa e, sinceramente, vai garantir com isso um nível artístico bem superior à média do que vínhamos observando nas edições anteriores.

Daniel Montero, Giana Cervi, Tarrafa Elétrica, Dazaranha permanecem trabalhando seus respectivos nichos e fizeram a primeira parte da programação. Nesta sexta, o itajaiense Carlos Cória sobe ao palco às 19h30 no espaço Gourmet, enquanto o percussionista Chico Preto se apresenta com a Dita Cuja no Palco Itajahy. Aliás, Abayomi, sua mais recente produção, está rodando com intensidade na Univali FM. O resultado é muito bom.

E o que dizer da Expresso Rural, que fecha a noite? É uma das pouquíssimas bandas que conseguiu chegar ao eixo Rio-SP nos anos 1980, assinando com uma das grandes gravadoras da época (a Som Livre no álbum Certos Amigos, de 1984. A Tubarão, do sul do estado, foi a outra de que tenho conhecimento), com hits que ultrapassam gerações. O rock rural e as reminiscências dos anos 80 certamente vão tocar quem estiver no Centreventos a partir das 23h.

Os amantes da MPB mais tradicional vão ter a opção de conferir Bárbara Damásio com seu Samba de Bárbara ao meio-dia de sábado, enquanto os roqueiros terão Yellow Box e Os Chefes fazendo a rodada dupla da noite.

O domingo traz o pop-rock elaborado da Edgand´s às 14h30, enquanto a Headcutters, de volta após tocar nos EUA, enche o espaço com seu blues feito em Itajaí a partir das 10 da noite. Garantia de divertimento e ouvidos bem tratados.

Todos estes artistas mencionados nesta coluna tocam na Univali FM, e posso dizer que a produção artística destes nomes é feita com extremo cuidado e dedicação, além de apurada técnica. Em dias de Auto-Tune (a versão musical do Photoshop) e marketing além de polêmica superando a música, quem estiver interessado em arte pode se esbaldar. Em tempo: a entrada é grátis, e ninguém pode dizer que não há atrações a contento, pois elas atingem a qualquer tipo de público, idade ou preferência de estilo.