Marketing Digital: Melhor fazê-lo!

O artigo visa apresentar os conceitos do marketing, dentro da transacionalidade atual, envolvendo marketing tradicional e marketing digital. Para tanto, é necessário conhecer sua importância e benefício dentro das organizações. A afirmação refere-se ao fenômeno midiático, social, e tecnológico o qual se encontra em pleno vapor. Instrumento este, capaz de levar a sua empresa a universalização digital. O foco central imprime a utilização da ferramenta do marketing digital nas organizações como instrumento estratégico de promoção.  Este requer das organizações, posicionamento e estratégias competitivas como principal canal que irá impulsionar a visibilidade e o posicionamento de mercado.

mkt digital

Afinal, o que é marketing?

Iniciaremos com uma pirâmide hierárquica dos conceitos integrando, a administração por ser uma ciência social aplicada, como foco nos indivíduos dentro das organizações. O marketing por identificar e gerar demandas, com foco em superar as expectativas dos clientes, com a geração de consumo, e a nova megatendência, chamada de marketing digital que se enquadra no processo de consumo, direcionado ao potencial humano e sua relação prioritária de necessidades. Dessa forma, “Marketing é atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio de troca”. Philip Kotler, frente à afirmativa, nasce o despertar em ampliar o olhar conceitual sobre as visões dos demais autores que se dedicam a estudar essa ciência. Nesse contexto, Silveira (1992, p.77), em sua contribuição, compreende que, após determinar as necessidades específicas dos segmentos de mercado e o que pode ser oferecido pela organização em termos de produtos informacionais, é necessário que o mercado tenha conhecimento do que está disponível e a que preço.

Por essa razão, para a construção de um bom plano de marketing, é necessário analisar o mix do marketing formado por 5 P’, denominados, preço, produto, ponto de venda, pessoas e promoção. Nesse contexto, a promoção esta, inserida no processo de comunicar ao mercado a existência e a disponibilidade desses produtos. Para a que esse processo aconteça, é necessário utilização das ferramentas de comunicação, as quais recorrem a mensagens persuasivas, por meio da palavra escrita ou falada, gestos, desenhos, ruídos, mímica, cores, sinais etc., visando ampliar o relacionamento e o entendimento entre a empresa, seus mercados e consumidores.

* *

*Marketing on line e webmarketing: Quais os benefícios? *

O fenômeno universal digital apresenta novas formas de atuação como marketing digital, este, tem chamado atenção dos mercadologos e das empresas, dada a probabilidade de oportunizar as organizações a inclusão no universo digital, contudo, é importante perceber quais aspectos envolvem o processo de marketing digital e suas práticas visto que, exigem contratação de profissionais especializados e serviços de web. Tal fato deve-se a dinamicidade do uso da ferramenta, que se apresenta com gerenciamento diferenciado, exigindo das organizações alto nível de ações promocionais, que viabilizam um grande volume de informações que despertam no consumidor a vontade de comprar. Dessa forma, surge grande número de ofertas que utilizam a ferramenta da internet, entendendo ser um ambiente promissor que possibilita acesso a informações, serviços, oferta de produtos, competitividade e dinamicidade.

Tais fatores favorecem o acesso da oferta e à procura, de maneira cômoda, privativa, rápida e segura, esses fatores têm elevado à relação de consumo. Entretanto, por um lado, ainda se percebe resistências, por outro lado, amplia o acesso a novas oportunidades, despertando assim, a geração de consumo inovador que demonstra possibilidade de crescimento econômico rápido e eficaz para as organizações.

Por outro lado, observa-se como fator negativo a prática, o envolvimento de um arcabouço gerencial diferenciado, o qual requer profissionais especializados, investimento específico, ações integradas e dinamizadas, planejamento de curto, médio e longo prazo, como com estratégias inovadoras e instantâneas. Observa-se que a prática do marketing digital deve ser inserida nas organizações, contudo, deve-se ressaltar que é importante a escolha e contratação de empresas e profissionais que atuam com mídias digitais, visto que, em respostas aos estímulos estratégico digitais, os consumidores já sinalizam a importância de manter ações instantâneas e não estanques, ou seja, ao utilizar a ferramenta de marketing digital de forma inadequada, a empresa terá retorno negativo. Importante fazê-lo! Não subutilizá-lo.

Autora: Cristina Mª Campos, *Mestranda em Administração.*

Universidad Três Fronteiras