Marketing Digital - Quando o anúncio sai em "má companhia"

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Anunciar online requer todos os cuidados pertinentes à anúncios feitos em qualquer outro veículo ou mídia. Um anúncio bem planejado e bem executado, com qualidade e criatividade, mas colocado no veículo ou no lugar errado pode perder toda a sua eficácia e até mesmo surtir o efeito contrário, se tornando de mau gosto e até ofensivo ao publico.

Foi com base nestas premissas que o site Business Insider reuniu em seu artigo “23 of the worst online advertising fails ever” alguns anúncios que, por diversas e óbvias razões, foram colocados junto à reportagens ou em mídias que, pelo natureza do produto divulgado, causaram, no mínimo, certo desconforto e contrariedade ao publico. Apesar da reportagem mencionar anúncios veiculados nos Estado Unidos, onde a sensibilidade para o politicamente correto é mais aguçada do que por aqui no Sul do Equador, fica claro, mesmo para nós que somos mais tolerantes, que o “conjunto da obra” nestes anúncios não ficou adequado.

Selecionei alguns destes anúncios, sem maiores preocupações quando a serem recentes ou não, mas apenas considerando a importância da empresa envolvida e a obviedade da relação inconveniente entre anuncio e sua “má companhia”.

1 – Nada melhor para começar com um anúncio da toda poderosa Apple no The New York Times, onde, em uma imagem de um mergulhador no oceano com um iPad Air se lê “Veja as maneiras originais que as pessoas estão usando o iPad ao redor do mundo.” Ocorre que, logo abaixo do anúncio, está a reportagem “Malásia diz que o avião caiu no oceano”.

Marketing Digital - iPad AirMarketing Digital – iPad Air

2 – Outra empresa multinacional que teve seu anuncio colocado no lugar errado foi a UPS. Na página da Yahoo! News aparece o anúncio de canto da UPS  promovendo seus serviços de entrega matutino no meio da reportagem “Partes de um corpo entregues numa casa no Michigan”

Marketing Digital - UPSMarketing Digital – UPS

3 – A manchete na página da Associated Press diz “Explosão de Celular matou homem? Improvável, diz relatório.” Certamente não seria o local ideal para se colocar o anúncio de um telefone celular, como aconteceu com o “Samsung Blast”, ainda mais que o nome do celular tem a palavra “blast” que em inglês tem o significado de explosão e esta sendo usada com este sentido na manchete (Só não me perguntem porque uma companhia do porte mundial da Samsung batiza um produto com este nome). Vejam:

Marketing Digital - SansungMarketing Digital – Sansung

4 – A página do Chicago Tribune estampa em manchete “Paraquedista morre após ter as pernas decepadas em pelo ar”. Certamente não é o local ideal para ter um anúncio da American Airlines dizendo “Nós sabemos porque você voa.”

Marketing Digital - American AirlinesMarketing Digital – American Airlines

5 – Este é com certeza é o anúncio mais curioso e o mais mal colocado, e com certeza o caro leitor irá concordar comigo. O restaurante de cozinha italiana Olive Garden (que cobre todo o território dos Estados Unidos e possui algumas unidades no Brasil) ofereceu um cupom promocional na página da Reuters (não fica claro exatamente qual a promoção pois teria que se clicar no anuncio para saber). O grande problema é que a oferta está na página de uma reportagem com a seguinte manchete “Mais de 250 ficam doentes após comerem no Olive Garden de Indiana”.

Marketing Digital - Olive GardenMarketing Digital – Olive Garden

A mensagem que quero deixar clara neste artigo é que, todo cuidado dedicado às fases de planejamento e execução do anúncio deve ser estendido até a publicação final do mesmo, para evitar que situações como as acima citadas ocorram e desgastem a marca da empresa junto ao cliente/consumidor.

Para ver os outros casos é só acessar o artigo  “23 of the worst online advertising fails ever”.

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