Mas afinal, o que é alimentar-se bem?

Olá pessoal,

Meu nome é Marília Nakayone e agora vou fazer parte do blog doElefante Verde Vila Prudente!*

nutricionistaSou nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Estou nessa área há um ano e desde que me formei passei por diversas áreas da nutrição. Comecei fazendo fichas técnicas em uma cozinha que fornece doces e salgados para grandes empresas de São Paulo. Logo depois, entrei para um programa de homecare, que atendia pacientes que iriam fazer cirurgia bariátrica. Atualmente me divido em dois trabalhos: uma clinica, onde faço atendimento nutricional e orientação a cada paciente e uma loja de produtos naturais, onde dou orientações aos clientes e cuido também de todo estoque.

Aqui, vou dar orientações, tirar dúvidas, falar sobre assuntos da moda e dar dicas de como manter uma alimentação e vida saudável.Fruits and diet

E para começarmos, vamos falar sobre o que é alimentar-se bem.

Sabemos que a vida da sociedade nos tempos modernos anda muito corrida e por isso muitas pessoas se esquecem do principal: alimentar-se bem!

Mas afinal, o que é alimentar-se bem?

healthy-personSegundo a ANVISA, uma alimentação saudável vai além do significado de garantir nutrientes para o corpo. Temos que levar em conta os valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais.

O ato de comer está associado a um momento de prazer, seja com a família ou os amigos.

Uma alimentação saudável é colorida, composta por uma variedade de alimentos, é saborosa, precisa ter qualidade e quantidade*certas* e deve ser livre de contaminação!<a href=heart-fruit1" title="" />

Os macronutrientes, micronutrientes, vitaminas e minerais precisam estar nas quantidades adequadas para cada indivíduo. Para isso é necessário ajuda de um nutricionista.

As dicas básicas para quem quer ter uma alimentação saudável são:

plate-291x3001. Consuma alimentos variados, em pelo menos 5 refeições ao dia (comer de 3 em 3 horas). Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde!;

2. Mantenha um peso saudável e evite ganhar peso após os 20 anos. Evite também o aumento da cintura;

3. Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;

4. Coma arroz e feijão todos os dias, acompanhados de legumes e vegetais folhosos;

5. Dê preferencia a carnes cozidas, grelhadas ou assadas; evite frituras;

6. Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;

7. Reduza o açúcar. Evite tomar refrigerantes;

8. Para lanches, coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos;Want-to-become-a-Nutritionist

9. Coma pouco sal. Evite alimentos enlatados e produtos como salame, mortadela e presunto, que contêm muito sal. Evite adicionar sal à comida já preparada. Aumente o uso de alho, salsinha e cebolinha. Alimentos ingeridos na sua forma natural como feijão, arroz, frutas, grãos e verduras têm pouquíssimo sal;

10. Use óleos e azeite no preparo de bolos, tortas e refeições;

11. Tome leite e coma produtos lácteos com baixo teor de gordura, pelo menos 3 vezes por dia.

Mude seus maus hábitos e não se esqueça que seu corpo precisa de “combustível” saudável para realizar as atividades!<a href=642x3615BenefitsofHealthy_Habits" title="" />

E fiquem ligados na próxima postagem, com mais conteúdo para te ajudar a ter mais qualidade de vida!!

Att.,

Marília Nakayone