Medos, como libertar?

medo1

 O medo é* um sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário.* É um sentimento natural e necessário a nossa sobrevivência.   É o medo de ser atropelado que nos faz olhar para os dois lados da rua antes de atravessar. O problema é que as vezes ele começa a causar sofrimento, atrapalhando a vida das pessoas. Quantas oportunidades perdemos todos os dias por causa do medo?

   Muitas vezes abandonamos nossos sonhos e objetivos por causa dos medos que aliados a insegurança, e a baixa auto-estima reduzem a nossa capacidade de definir e atingir metas na nossa vida. Ter medos, é como ter um critico interior que se manifesta constantemente através de pensamentos que restringem nossa vontade de crescer e perseguir nossos sonhos e objetivos. São aquelas vozes internas que estão sempre a repetir frases típicas como: ?Nunca vou conseguir?, ?Não vale a pena tentar?, ?Ninguém me valoriza?, ?Todos estão sempre a criticar-me?, ?Não mereço?, ?Só atraio problemas?. São pequenas frases que ditas no interior de nossa mente reduzem a nossa capacidade de perseguir nossos sonhos, e de acreditar em nós mesmos, reduzindo cada vez mais a nossa auto-estima.

   Os medos nos deixam tão inseguros que as vezes desistimos de nossos sonhos sem ao menos tentarmos, outras vezes desistimos até de viver. Eles nos condicionam e limitam nossa capacidade de crescer e progredir. Precisamos acabar com os medos, a negatividade, e aprender a acreditar mais em nós mesmos, e na nossa capacidade de realizar tudo que ousamos sonhar.  No trajeto entre o sonhar e o realizar nossos sonhos, entram em ação a voz interior guiada por nossas crenças e medos, e as vezes esta voz interior é tão forte que acaba por nos convencer de nossa não capacidade de realizar e de merecer a concretização de nossos projetos. As vezes o medo atrapalha apenas um setor de nossa vida, outras atrapalha em todos os setores. Temos medo de tentar, de adoecer,  de experimentar coisas novas, tais como voltar a estudar, de iniciar novos relacionamentos ou aprender novas habilidades devido a um enorme medo de fracassar que se instala dentro de nós, e as vezes temos medo até de sonhar. Não podemos deixar de falar dos medos de objetos e  de animais inofensivos, de pessoas, de ambientes, e as vezes até mesmo o medo de sentir medo, o que leva quem o possui a perder o controle nos momentos mais inoportunos.

 Enquanto permitirmos que o medo controle nossa vida, vamos perdendo cada vez mais oportunidade de crescer. Aceitamos o primeiro pensamento  negativo que chega em nossa mente sempre que surge um novo sonho ou oportunidade e isto nos impede de tentar e de sermos felizes.

Ao lidar com medo, precisamos descobrir se existe motivo legitimo do nosso medo. Se for medo de nossa criações mentais devemos canalizar nossa energia para a solução do problema, trazendo a mente ao presente. Quando damos atenção ao momento presente, ao aqui e ao agora, conseguimos controlar o medo. Viver o presente prestando atenção ao que esta a nosso redor, acontecendo agora corta o medo dos pensamentos. A terapia floral  e a homeopatia são muito úteis para tratar o medo.

Outra forma  interessante para libertação dos medos, melhorando nossa auto-estima, acabar com a insegurança, e com os pensamentos negativos que surgem sempre que ousamos sonhar  é a Hipnose, e a PNL.  Através do entendimento do funcionamento da nossa mente e da reprogramação da nossa mente, podemos nos libertar da negatividade e  recriar nossa vida sem medos e insegurança, aumentando a motivação rumo a realização de nossos sonhos e objetivos.