Moda Geek: A Mais Nova Tendência no Mercado!

Olá novamente! Como de costume trazendo mais uma postagem sobre o nosso Universo GEEK/GAMES mostrando o aumento no interesse em moda e acessórios Geek, vamos nessa?

elefante-verde-03122014001011

Quem nunca ficou se imaginan*do em uma roupa de super-herói quando criança?* Pois é, não necessariamente o uniforme, mas, uma nova tendência no mercado não só de moda como de produtos e acessórios em geral vem tomado o lugar de destaque, a moda Geek.

elefante-verde-03122014001010

Antigamente tal moda era muito centrada e localizada, sendo explorada por poucos e divulgados em encontro onde a temática era em sua maioria heróis e histórias, se tornando popular nos encontros de cultura japonesa, animes e cosplayers no início dos anos 90. Geralmente era nesses encontros que os fanáticos pelo mundo Geek trocavam experiências e, muitas vezes, trocavam ou compravam tais produtos que, tinham uma demanda muito boa, mas, como poucos tinham acesso ao mercado específico ou pela falta de melhores equipamentos para produzi-los, pouca oferta era disponibilizada, gerando um HYPE em determinados produtos.

elefante-verde-0312201400109

Mas, de onde surgiu essa tendência? Assim como o mercado é influenciado pelos indivíduos e suas ações, a moda também acompanha de acordo com as pessoas: o que as pessoas influentes usam ou o que elas assistem etc. Existem duas vertentes para tal situação:* o aumento no consumo de séries que abordam tal universo* como Chuck, The Big Bang Theory, Doctor Who e Silicon Valley; e o aumento no consumo e acompanhamento de games e seu cenário de E-Sports, com jogos disputados de maneira intensiva e com premiações recheadas como League of Legends, Dota e Counter Strike Global Offensive.

elefante-verde-0312201400101

Diferentemente da moda tradicional, a moda Geek tem duas diferenças básicas que são: a abordagem das peças tem uma liberdade um pouco maior para o design e para se entender tal design, muitas vezes as pessoas precisam entender a origem ou motivação da peça. As motivações vão desde a fisionomia do personagem até jargões ou simplesmente peças que os próprios atores usam nas filmagens. Todo o tipo de correlação é permitido. O mesmo é aplicado para acessórios e objetos em geral, como canecas personalizadas, pulseiras, cordões, carteiras, etc.

elefante-verde-0312201400106

Assim como o universo Geek tem infinidades de possibilidades e criatividade, seus produtos relacionados possuem a mesma variedade, atraindo ainda mais os consumidores. Os valores também são bastante diversos, tendo objetos mais acessíveis como pulseiras e canecas que custam até 20 reais até moletons mais personalizados como do jogo Assassin?s Creed que podem custar até 300 reais. Geralmente o público prefere a compra de camisetas temáticas que são bonitas e com um custo acessível.

elefante-verde-0312201400105

Aqui no Brasil, várias lojas especializadas estão surgindo especialmente como uma forma de cativar não somente crianças e jovens, mas sim nerds de todas as idades, com estampas temáticas de heróis, personagens de games, histórias de ação etc. Uma tática usada por essas lojas é patrocinar streamers, ou seja, pessoas que transmitem suas jogatinas ao vivo pra milhares de pessoas para, assim, divulgar a marca e seus produtos, gerando um desconto pras pessoas que assistem e destinando parte dos ganhos para o próprio streamer, consolidando assim seu nome no mercado e aumentando os lucros.

elefante-verde-0312201400108

Este mercado ainda tem muito a ser explorado e, com a concorrência das empresas a tendência é que tais produtos se tornem ainda mais acessíveis, tendo em vista que os produtos começaram a serem produzidos aqui mesmo no Brasil. Ainda há espaço para produtos importados, porém geralmente tais produtos se destinam aos consumidores com um maior poder aquisitivo.

elefante-verde-0312201400104

Bom, espero que tenham gostado de mais essa publicação e nos vemos na próxima! Valew!