Movimento Outubro Rosa! – Mogi das Cruzes nessa causa

“A união faz a força”

Saiba como você é essencial neste movimento contra o câncer!

O movimento popular conhecido como OUTUBRO ROSA é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor rosa do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.

O câncer de mama, é o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte. Como o próprio nome diz, afeta as mamas e pode se espalhar por todo o corpo.
O Câncer de mama, tem cura e tratamento, e a chance de cura aumenta se descoberto com antecedência e dado a atenção necessária.

Então menina, vê se se toca! Rs. Faça o auto-exame você também:

Mas, agora que você já sabe um pouco mais sobre o movimento Outubro Rosa, e um pouquinho sobre a doença, vamos falar sobre “como você é importante nesta campanha” e “como você pode ajudar”!

Na hora de enfrentar o câncer, a família, amigos e profissionais da saúde são essenciais. Pois o câncer não é apenas uma doença interna. Os sentimentos que surgem frente ao adoecimento podem causar um grande estresse.
E o que você pode fazer:

  • Dê apoio;
  • Acompanhe todas as etapas da doença, como cuidar e a melhor maneira de se informar sobre o assunto;
  • Ofereça todo o suporte emocional necessário;
  • Não confunda cuidar da paciente com assumir suas tarefas;
  • Incentive, estimule, oriente, supervisione e acompanhe.

É fundamental que a paciente saiba que não está só. É importante que ela saiba que você está com ela, e que há milhares de fontes de ajuda para tratar o corpo e a mente. Só assim, para se ter vitória! Ahh, e você mulher, saiba que os homens são ótimos parceiros nessa etapa, eles também sabem cuidar. E sempre nos surpreendem. (Mas isso você já sabe, né?)
No caso das pacientes, haverá momentos onde o desgaste físico e psicológico de uma cirurgia, da quimioterapia ou da radioterapia serão dias difíceis. E será preciso uma mão amiga para realizar as tarefas do dia a dia, palavras de amor de incentivo, e um ombro, para dar vazão a emoção.
Então, seja o anjo na vida de uma mulher com câncer de mama, seja ela esposa, irmã ou amiga. Não deixe de incentivar a conversa com o médico para sanar as suas dúvidas e a do paciente.
E saiba que apenas juntos podemos contra o Câncer. Você é peça fundamental nisso!