?Na ponta dos Dedos?, exposição no escuro em Mogi das Cruzes.

A exposição de visitação gratuita que ocorre no Mogi Shopping e que vai até o dia 30/maio, de quinta a domingo, das 14h às 20h e com obras criadas especialmente para este evento pelas artistas plásticas Tatiana Zylberberg e Vera Pinke, traz em sua temática principal o fator de sentir a vida ?Na ponta dos Dedos?. O projeto é realizado pela 3S projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) em parceria com a ACEBEM (Associação dos Cegos do Bem).

Braille

Foram produzidas 20 obras táteis que buscam provocar nos visitantes outras maneiras de compreender-ver a realidade e fazem pensar-sentir como estão lidando com a vida. As artistas se basearam principalmente nas ideias Thomas Armstrong no livro a ?Odisseia do desenvolvimento humano: navegando pelos 12 estágios da vida?, de Leonardo Boff em ?O cuidado necessário? e de Maurice Merleau-Ponty em ?Fenomenologia da Percepção?. A exposição conta com ambientação sonora interpretada e composta por Fernando Bacelar e Aldenor Paiva, conta ainda com poemas de Tatiana Zylberberg e entrevistas sobre a vida, realizadas com pessoas de diversas realidades e idades.

Os visitantes, no escuro, fazem um percurso sensorial guiados pela a equipe da ACEBEM podendo experimentar uma nova forma de ver a arte, em especial através do toque. Temas emergentes como sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão serão a base desta montagem. As obras podem ter tocadas com as mãos e serão completadas com poesias narradas ou escritas em braile e os visitantes determinam o tempo de exploração de cada obra.

As obras produzidas pelas artistas nos instigam a aprender a diferença, aprender a nos colocar no lugar do outro, não para comparar, mas para* interagir. Tatiana explica que ?O propósito é ir além de querer mostrar como se vive uma pessoa com deficiência *visual. A exposição assume a tarefa de questionar o quanto a visão (sentido norteador predominante em nosso cotidiano moderno para guiar nossas direções e escolhas) parece ?nos educar? para não-ver. A partir do convívio no escuro *e da *experiência multissensorial, surge a possibilidade de reconhecer no outro, tanto a diferença quanto a singularidade?.

Sensorial

O projeto oferece agendamentos de grupos e escolas, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio (a partir dos 8 anos de idade), universitários da rede pública e grupos particulares e de empresas ou demais interessados. Para informações sobre o agendamento de visitas escolares falar com Silvio Girotto através do telefone (11) 95023-9133 ou e-mail: reserva@napontadosdedos.art.br.

FICHA TÉCNICA

  • Tatiana Passos Zylberberg
  • Docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Educação Física pela UNICAMP
  • Vera Lúcia Lefosse Pinke
  • Formada em Pedagogia e Artes Plásticas pela PUC /Campinas.
  • Coordenadora do Grupo Phoenix de Artes
  • Trilha sonora (composição e arranjos) Fernando Bacelar & Aldenor Paiva
  • Técnicos de gravação Carlinhos Crisóstomo & Sérgio Medeiros
  • Poemas e locução Tatiana Passos Zylberberg
  • Gravação das entrevistas e edição de áudio Fernando Bacelar & André Cyrino

Mais informações à imprensa: 3S Projetos ? Assessoria de Imprensa / Samanta Cezarini ? (19) 3731-3489. Email: samanta@3sprojetos.com.br