Natal em Niterói

Nessa época do ano não tem jeito, o assunto é o Natal. Querendo ou não, somos envolvidos pelo espírito natalino, com todos os significados que essa expressão pode ter. Seja pelo colorido das decorações que surgem pela cidade e pelas casas, seja pela maciça força das campanhas publicitárias, pelas listas de presentes, ou por tantas outras inevitáveis ondas, o Papai Noel é onipresente.

Sempre torcemos para que o ?verdadeiro? sentido da festa seja lembrado, o aniversário de um homem que nasceu há mais de 2.000 anos, cujas idéias influenciaram grande parte das culturas do planeta. Idéias de amor e paz, que certamente ainda hoje merecem ser lembradas. Sendo assim, vamos pincelando alguns presentes culturais que a cidade de Niterói está nos oferecendo.

Encerrando suas atividades de 2012, o Conjunto Música Antiga e o Coro Jovem da UFF se apresentam gratuitamente no Solar do Jambeiro, dia 15/12 às 17h.

Com interpretação de um repertório inteiramente dedicado ao espírito natalino, apresentam canções medievais, renascentistas e contemporâneas, que contam um pouco das histórias e milagres em torno do nascimento do menino Jesus.

Como já é tradição natalina da cidade, a Prefeitura de Niterói está promovendo o ?Concurso de Fachadas 2013?, que premiará os três prédios (residenciais ou comerciais) com a decoração de Natal mais bonita e criativa.

Desde o início do mês, uma comissão julgadora formada por profissionais da Neltur vem analisando as decorações e o resultado do concurso será divulgado no dia 20/12. De acordo com seu presidente, José Haddad, as fachadas decoradas configuram mais um atrativo turístico para a cidade.

Ainda sobre decoração, a escola de samba Acadêmicos do Cubango e as comunidades próximas montaram uma árvore de Natal prateada de cerca de 10 metros de altura no final da Rua 22 de Novembro. É a única decoração natalina naquela área até o momento.

Unindo o programa Criança & Shopping, o Plaza apresenta o seu ?Natal Encantado? para as crianças conhecerem pessoalmente os personagens mais divertidos do desenho ?Toy Story?; enquanto o Shopping Bay Market brinca com a história do Panetone, levando as crianças em uma viajem de volta ao século XVII para desvendar os mistérios desse delicioso pão doce natalino.

Como comemoração de natal e fim de ano , o teatro Municipal de Niterói apresenta, no dia 21/12, Cacala Carvalho e João Braga fazendo o show ?Cada tempo em seu lugar?, com releituras das composições de Gilberto Gil, que compõem CD homônimo da dupla.

Como último presente para a galera ?jovem? de todas as idades tem o Evento Verão Mix 2013, com shows do Barão Vermelho, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso, no Teatro Popular de Niterói (ao lado das barcas) no dia 22/12. As bandas prometem relembrar os maiores clássicos dos seus 30 anos de estrada.

Para quem quiser queimar as calorias da ceia natalina, acontece a ?1º Corrida e Caminhada Natal ? Niterói? no dia 23/12, às 8:00h. Com largada na Concha Acústica e chegada na praia de Icaraí, o evento dará medalhas de premiação para todos que completarem o percurso, e ainda tem sorteio de bicicleta e cestas de Natal. Corre, pois o encerramento das inscrições é em 20/12. Só é bom não gastar todas as calorias, pois o mundo não deve acabar mesmo, e ainda vem o Reveillon por aí !!!