Natal, uma chance para relaxar

Nesse período de Natal e Ano Novo, a gente se pergunta se vai sobrar tempo para conferir a agenda cultural da cidade, ou da região! Afinal, são tantas as reuniões de família, de trabalho, de amigos, programas com as crianças, entre namorados, com os pais, familiares que moram longe, pequenas viagens, além das famigeradas compras, lojas, shopping ?. ufa!!! Dá cansaço só de lembrar? justamente por isso fomos pelo caminho inverso. O caminho de buscar as atrações para a pausa do boom de Natal. Para a hora do break, para o momento de relaxar! Afinal, somos todos filhos desse senhor que está fazendo aniversário!  

Indo por esse caminho, é possível que encontremos aqueles heróis que conseguem separar um tempo para uma programação tranqüila, como ir a um cineminha ou dar um passeio, em nossas aprazíveis terras de Araribóia. Pensando nesses desgarrados, que tomara que não sejam poucos, acabamos indo para o cinema, e algumas exposições, até porque o teatro e a música entram praticamente em recesso nesse período, afinal os atores, cantores e músicos também têm Natal? 

Sendo assim, seguem algumas opções na cidade para aquele cineminha com quem você gosta. Uma opção muito comentada é o filme ?A Vida Secreta de Walter Mitty?. Ben Stiller dirige e estrela o filme, adaptação da clássica história de James Thurber sobre um sonhador que escapa de sua vida anônima ao desaparecer em um mundo de fantasia, repleto de heroísmo, romance e ação. Walter Mitty (Ben Stiller) é o responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da tradicional revista Life. Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Ao receber um pacote com negativos do importante fotógrafo Sean O?Connell (Sean Penn), ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. É quando Walter é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura. Considerado pela crítica uma ótima opção de humor inteligente, o filme transita entre a denominação de uma aventura fantástica, uma comédia, ou um quase drama. Independente da denominação, o filme dá um recado bem claro: ?pare de sonhar, comece a viver?, o que já é uma boa pedida! 

Ben Stiller dirige e estrela "A vida secreta de Walter Mitty"Ben Stiller dirige e estrela ?A vida secreta de Walter Mitty?

Outra opção com nomes de peso é ?Última Viagem a Vegas?. Encabeçado por Robert De Niro, Morgan Freeman, Kevin Kline e Michael Douglas, o filme conta a história de um grupo de aposentados que se juntam em Las Vegas para a festa de despedida de solteiro de um deles, Billy (Michael Douglas) tipo mulherengo que está se casando com uma mulher com a metade de sua idade. Como não poderia ser diferente, relações familiares, casamento, juventude e doenças são os temas que perduram durante a viagem. Os grandes momentos são os que se apóiam no divertimento descompromissado da turma principal. A habilidade dos atores em conseguir, com pouca ou nenhuma fala, transmitir as angústias e o humor maduro de seus anos é memorável. Cenas em que os quatro estão presentes são o ponto alto do filme. No fim das contas, a ?Última Viagem a Vegas? diverte pela verossimilhança da amizade entre Kline, Douglas, Freeman e De Niro. Vale o ingresso pela diversão. 

Por falar em diversão chegamos ao representante brasileiro nas comédias na cidade. Trata-se de ?Crô ? O Filme?, com Marcelo Serrado. O que se vê em ?Crô ? O Filme? é quase o mesmo do que se viu na novela ?Fina Estampa?, encerrada em março de 2012. O personagem do mordomo gay que estourou na TV está de volta como protagonista. Na estória sem maiores pretensões do que diversão pura, o ex-mordomo e agora entediado milionário Crodoaldo Valério decide voltar ao trabalho que exercia antes de herdar a fortuna de sua ex-patroa. Crodoaldo acaba por se interessar por Vanusa Ribeiro que se apresenta como sócia de uma confecção, por meio da qual ela explora mão de obra escrava. Indignado, Crô decide desbaratar a máfia da qual Vanusa é um dos chefes e neste processo acaba se interessando pela sorte de uma das escravas Larissa uma menina de oito anos. Para o diretor Bruno Barreto, o humor da TV é mais calcado no texto. No filme, ao contrário, ele explorou mais o comportamento do protagonista. Cita o comediante americano Jerry Lewis como referência. O filme vem se mantendo bem, comparando-se as bilheterias dos filmes nacionais. É o nosso cinema cada vez mais se firmando como indústria, e como parceira da TV. 

Marcelo Serrado revive o sucesso do personagem Crô, de Fina EstampaMarcelo Serrado revive o sucesso do personagem Crô, de Fina Estampa

Como opções de exposições que se mantêm nesse período, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Arte de Niterói, apresenta no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno a exposição ?Eles passarão. Eu passarinho? de Mariane Monteiro, em cartaz até 5 de janeiro de 2014. Formada no atelier de pintura de Edmilson Nunes, no Museu do Ingá, em Niterói, Mariane hoje dedica parte de seu trabalho ao carnaval e recentemente participou da mostra coletiva ?A Felicidade Às Vezes Mora Aqui??, nas comemorações do aniversário de 17 anos do Museu de Arte Contemporânea ? MAC. Em meio ao fluxo e refluxo do movimento fugidio do cotidiano, Mariane Monteiro, em suas próprias palavras, tem a ?intenção de trocar experiências com qualquer cidadão?, quanto mais observa, mais se deixa observar. 

Também no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, e também até 5 de janeiro, segue  a exposição ?Atos & Artefatos: um olhar sobre as manifestações?. Com fotografias e vídeos de Arthur Moura, Bruto, Paulo de Carvalho e Renan Otto, a mostra vem revelar alguns olhares sobre as manifestações no Rio em 2013, buscando aprofundar este debate, e oferecendo uma alternativa poética ao julgamento de nossa mídia baderneira. Misturando a ação dos Black Blocs, que ocuparam as ruas, numa ascensão rápida digna de redes sociais, com todos os tipos de manifestantes, como por exemplo as muitas pessoas de branco, com cartazes e bandeiras do Brasil, dizendo não a violência. E também, claro, a ação da polícia em meio a essa mistura de vozes e vontades. Vale a pena o registro do momento vivido por nosso país em 2013. 

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno traz mostra sobre as manifestaçõesCentro Cultural Paschoal Carlos Magno traz mostra sobre as manifestações

Enfim, para você que, nessa locomotiva natalina, quer tentar dar uma paradinha em algum momento, para respirar um pouco de cultura e diversão, boas pedidas não faltam. Só quero ver conseguir parar pra respirar! No mais, seguem os votos de sempre de um Natal realmente Feliz, e um Ano realmente Novo, com muita saúde e paz, com a benção do aniversariante!