Niterói de muitos carnavais

E abram alas, que o Carnaval de Niterói vai passar! Além dos desfiles e dos bailes em clubes, os blocos de rua estão com tudo nesse ano.

No desfile oficial, amanhã a partir das 18h, a festa será aberta com o desfile dos chamados blocos de embalo, e no domingo é o desfile dos blocos de enredo. As escolas de samba do Grupo B vão invadir a Rua da Conceição na segunda a partir das 18h. A ordem das escolas será: ?Balanço do Fonseca?, ?Experimenta?, da Ilha da Conceição; ?Unidos do Sacramento?, ?Souza Soares?, ?Garra de Ouro?, ?Bem Amado?, ?Se Não Aguenta Porque Veio?, ?Bafo do Tigre?, ?Alegria da Zona Norte? e ?União da Engenhoca?.

Na terça, as esperadas escolas do grupo principal desaguam na passarela, incluindo ?Magnólia Brasil?, ?Império de Araribóia?, ?Mocidade de Icaraí?, ?Independente do Boassu?, ?Folia do Viradouro?, ?Sabiá?, ?Unidos da Região Oceânica?, ?Tá mole mas é meu?, ?Grupo dos Quinze? e ?Cacique da São José?.

As escolas de samba de Niterói desfilam na Rua da ConceiçãoAs escolas de samba de Niterói desfilam na Rua da Conceição

Na programação dos blocos, vale lembrar que alguns saem todos os dias da folia: Bloco do Santo Inácio, em São Francisco; Banda Carnavalesca 69, no Fonseca; Bloco Esqueceram de Mim, em Piratininga. Bloco do Caranguejo, Largo da Batalha, sai de 01 a 03/03. Tem ainda o Bloco do Cantusca, sábado no Centro; o Bloco Cio da Capivara, nos dias 02 e 04/03, em Engenho do Mato; o Bloco Nem Queria? na segunda no Largo da Batalha; e o Bloco Saias na Folia na terça no Centro. Ou seja, haja fôlego !!

Para a criançada

A programação infantil começa no sábado, 01/03, com Baile de Carnaval ao ar livre com a cantora niteroiense Bia Bedran, às 17hs, no Campo de São Bento, em Icaraí; e tem também o Bailinho da Viradouro no Plaza Shopping Niterói, às 14h. As matinês infantis mais badaladas são nos clubes: Praia Clube São Francisco nos dias 1, 2, 3 e 4, às 14h; Clube Central Icaraí nos dias 2, 3 e 4, às17h; e Pampo Clube Itacoatiara nos dias 2, 3 e 4, às17h. E ainda tem o Pós-Carnaval com Desfile da Sinfônica Ambulante, no sábado das campeãs 08/03, às 14h.

Marchinha Campeã do Carnaval

?Senhor prefeito, não é intriga / Aonde foi que enfiaram aquela viga?.? Você vai ouvir bastante por aí esta marchinha bem humorada, que gruda que nem chiclete! E vai gostar mais ainda sabendo que foi um casal niteroiense, morador de Pendotiba, que compôs a música, vencedora a disputa da 9ª edição do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas!

Dos autores Cássio e Rita Tucunduva, a marchinha ?Cadê a viga?? recebeu 65% dos votos dos telespectadores do programa ?Fantástico?, da TV Globo, e se consagrou campeã no evento que ocorreu na Fundição Progresso.

O prêmio de melhor marchinha do Carnaval ficou para NiteróiO prêmio de melhor marchinha do Carnaval ficou para Niterói

A canção campeã teve como inspiração a notícia de que seis vigas, cada uma delas com 40 metros de extensão, pesando ao todo 120 toneladas, haviam desaparecido misteriosamente de um terreno nas proximidades do Elevado da Perimetral (no Rio) ano passado, em função das obras! O compositor Cássio conta que ouviu no rádio a notícia sobre essa história das vigas e achou algo surreal; então se juntou com a esposa Rita e compôs a marchinha!

A canção foi defendida na final por Cássio e seus companheiros no grupo Perdidos na Ponte, todos também moradores de Niterói: Naiana Péres, Cely Trece e Paulinho Pereira.

E quando o Carnaval passar?

Assim que o Carnaval passar, muitas opções culturais voltam a acontecer na Cidade. Vale destaque a peça ?A Natureza do Olhar?, com Elisa Lucinda e Geovana Pires, que abre a temporada em 14 de março, no Teatro Municipal. Baseado no texto ?Notas para a recordação de meu Mestre Caeiro?, de Fernando Pessoa, o espetáculo retrata o diálogo entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, heterônimos criados pelo escritor português. A trama é uma prosa poética sobre as inquietações da alma humana. Supervisão de Amir Haddad. As apresentações acontecem nas sextas, sábados e domingos.

Boa diversão!