Niterói em festa!

Em 22 de novembro de 1573 foi fundada a cidade de Niterói, pelo cacique Araribóia, que em tupi-guarani significa ?Cobra da Tempestade?, ou ?Cobra Feroz?. Única cidade do Brasil fundada por um índio, Niterói festeja seus 439 anos nessa semana.

A comemoração conta com a tradicional celebração da ?Missa Solene? na Igreja São Lourenço dos Índios, no dia 22 de novembro, às 10h, pelo Arcebispo de Niterói Dom Frei Alano Maria Pena. Ela é uma das muitas construções religiosas centenárias da Cidade. No aldeamento dos índios ?temiminós? havia sido inaugurada uma capelinha em 1586, com a apresentação do ?Auto de São Lourenço?, peça teatral escrita pelo padre Anchieta, considerada a primeira manifestação teatral registrada no Brasil. E em 1627 foi erguida a Igreja que existe até hoje, concluída em 1769.

Comemorando o aniversário de Niterói temos o lançamento de duas exposições. A Aliança Francesa inaugura na quarta 21/11, às 19h, a exposição ?Niterói: Fragmentos de espaço e tempo?, de Herbert Macário. O tema do ensaio são as paisagens naturais e urbanas da cidade, buscando características menos humanísticas e mais plásticas, e a mostra fica na Rua Lopes Trovão 52, em Icaraí.

E também dia 21, às 19h, na Cafeteria Occhio* será lançada a *exposição ?Niterói, um olhar sobre a cidade?. A Mostra de fotografia une pela primeira vez cinco fotógrafos renomados da cidade, em uma homenagem coletiva à Niterói. Evelen Gouveia, Gustavo Stephan, Marcello Almo, Paulo Herédia e Vagner Ferreira revelam Niterói por meio de registros históricos, paisagens e personagens da cidade, mostrada em um quadrante de múltiplas linguagens e estéticas. A Cafeteria Occhio fica na av. Sete de Setembro, 221, em Santa Rosa, anexa ao Hospital de Olhos.

Na música, tem Show com Charlie Brown Jr. O grupo está de volta a Niterói após quase 10 anos, apresentando as músicas mais conhecidas do repertório, sexta 23/11, em Charitas, no NEC Multiplace, às 22h. E na próxima semana, para abertura do 1° Festival Fluminense de Música Antiga, a Equinox do Brasil e Instituto Cervantes apresentam ?Arte contemporânea e música antiga: formação de novas platéias?, com o concerto ?El Cortesano?, no MAC, dia 28, às 16h.

Para as crianças, vale lembrar que vai até 25/11, na Concha Acústica de Niterói, a turnê do espetáculo circense Turma da Mônica no Mundo do Circo, sucesso em grandes cidades do Brasil afora.