Nossa Senhora da Escada – Padroeira de Barueri

A ORIGEM

nossasenhoradaescada01

A origem da devoção à Nossa Senhora da Escada começou na Festa da apresentação de Maria ao templo, por volta do século VII, porém só no século XIV entrou para o calendário da Igreja sendo comemorada no dia 21 de Novembro. Alguns Evangelhos contam que Maria, ainda criança (por volta dos três anos), foi apresentada por seus pais no Templo de Jerusalém, subiu a escadaria do altar e no terceiro degrau dançou, manifestando sua alegria diante de Deus. Recebida ali pelo sacerdote, foi educada no Templo, em que permaneceu servindo ao Senhor até sua adolescência, segundo uma antiga tradição. Esta cena de Maria menina na escada do Templo deu-lhe o titulo que invocamos: Nossa Senhora da Escada.

imagem nossa senhora escada

PADROEIRA DE BARUERI

O aldeamento de Baruery remonta ao ano de 1560. A Fazenda Baruery como era chamada, de propriedade do fazendeiro Jerônimo Leitão, fora doada para os jesuítas, entre eles o Beato José de Anchieta. O santo jesuíta fundou em 11 de novembro de 1560, o aldeamento de Baruery, onde foi erguida uma capela e realizada a primeira missa por Anchieta na data de 21 de novembro de 1560.

Capela-de-Nossa-Senhora-da-Escada-Barueri

Como a primeira missa foi celebrada em Barueri no dia da Apresentação de Nossa ao Templo (21 de Novembro de 1560), os padres Jesuítas dedicaram a capela do aldeamento à Maria sob o titulo de Nossa Senhora da Escada. Em 1956, por uma lei da Câmara Municipal foi Proclamada Padroeira de Barueri.

Local: Clique Aqui

Fonte: www.paroquianossasenhoradaescada.com / Instituto Plinio Correa de Oliveira / Gardião da Escada

capa nossa senhora da escada 2