Novembro Azul

Novembro Azul Blog

O Novembro Azul traduz a busca pela prevenção e a luta contra o câncer de próstata entre outras doenças masculinas. Toda sua ideia é materializada no ?bigode? (ao estilo Mario Bros), que é o símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão entre os homens, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Dados comprovam que, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

O tratamento depende muito do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

As ações do Novembro Azulpreveem, além de uma iluminação azul em pontos turísticos de vários locais do Brasil e a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o Campeonato Brasileiro.