Ô abre alas!

?Ô abre alas?? o Carnaval está chegando, e logo lembramos dos blocos e foliões pedindo passagem ao som desta que foi a primeira música feita exclusivamente para a festa. Composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga, a marchinha é um marco na história cultural brasileira, e até hoje é conhecida pelo grande público! E nessa época não há como evitar: temos que abrir alas e corações para a banda passar, e reconhecer que o ano só recomeça depois da quarta-feira de cinzas.

A agenda de Carnaval de Niterói está repleta de opções. Para quem curte o Desfile das Escolas de Samba de Niterói, teremos 16 escolas dos grupos Principal e de Acesso, 14 agremiações do Grupo Especial de Enredo, e 8 blocos de embalo, todos se apresentando na Rua da Conceição, no Centro. Ao final deste texto, você pode conferir a programação completa.

Já nos blocos de rua, que cada vez mais tomam nossa cidade, teremos:

  • Sexta-feira, dia 08:  Bloco ?Dominó? na rua Geraldo Martins, em Icaraí;

  • Sábado, dia 09: Bloco ?Pauta Quente?, bloco ?Segundo Clichê? e bloco do Cantusca, todos no Centro;

  • Domingo, dia 10: Bloco ?Unidos da Galvão? no Barreto.

Mas a folia não para por aí. Na semana seguinte, temos no dia 16, sábado, o bloco da ?Maria Farinha? na Praia de Itacoatiara. No mesmo dia sai o ?Carnaval da Sinfônica Ambulante?, com concentração a partir das 14h na Pracinha do Cinema Icaraí, que toca desde sambas consagrados ao bom e velho rock and roll, passando por diversos ritmos diferentes, dentre eles a funk music, o forró, o maracatu, a salsa e o jazz.

Além dos carnavais de rua e de bairro, que acontecerão em vários pontos da cidade, para os baixinhos acontecem as tradicionais matinês da zona sul. Entre as principais opções, o Praia Clube São Francisco, de 09 a 12/02, das 15h às 20h; e o Clube Central, em Icaraí, de 10 a 12/02, das 17h às 21h.

Para quem não quer estar no meio da multidão, mesmo gostando de samba, a pedida de sexta e sábado de Carnaval é o restaurante Bistrô MAC (Museu de Arte Contemporânea). Dia 08, sexta, é a vez do dançarino e professor de dança Andre Negrão ensinar como dançar no ritmo do Carnaval. Dia 09, sábado, a cantora Denise Pinaud e sua banda, fazem show repleto de marchinha antigas.

Fechando o Carnaval da cidade teremos o tradicional ?Carnamar?, que acontece há 10 anos na orla de Niterói, desta vez no dia 24 de fevereiro, encerrando os festejos de Momo na Cidade. O desfile, que deverá contar com mais de 250 barcos de diferentes tamanhos, sairá da orla de Jurujuba em direção a Charitas, São Francisco, Icaraí, Gragoatá e MAC, retornando até o Jurujuba Iate Clube, onde acontece um baile de carnaval.

Para aqueles que vão com a banda, e para aqueles que vão vê-la passar, vale a lembrança (politicamente correta) de que a quarta-feira é de cinzas, e é bom guardar um pouco de saúde para a quinta, a sexta, e por aí vai ?. boa folia a todos!

A programação dos Desfiles:

  • No dia 09/02, sábado, os blocos de embalo: Pauta Quente; Olodumaré; Combinados do Amor; Barro Vermelho; Unidos do Maruí; Cio da Capivara; Unidos do Preventório; Unidos de Jurujuba; e Unidos da Leopoldina.

  • No dia 10/02 , domingo, o Grupo Especial de Enredo: Banda Batistão, Fora de Casa; Se não guenta, Por que veio?; Galo de Ouro; Ta rindo por quê?; Unidos do Castro; Amigos da Ciclovia; Alegria da Zona Norte; Unidos de Piratininga; Bafo do Tigre; Balanço do Fonseca; Ferimento Leve; Grilo da Fonte; Experimenta; e Segunda.

  • No dia 11/02,  segunda-feira, as Escolas do Grupo de Acesso: Cacique da São José; Império de Araribóia; Souza Soares; Unidos de Magnólia Brasil; Garra de Ouro; Sacramento; Bem Amado; e União da Engenhoca.

  • No dia 12/02, terça-feira, as Escolas do Grupo Principal: Tá mole, mas é meu; Folia da Viradouro; Unidos da Região Oceânica; Sabiá; Grupo dos Quinze; Independente do Boassu; e Mocidade de Icaraí.