A Bela Campo Belo

Campo Belo é um distrito situado na região sul da cidade de São Paulo, no limite norte do antigo município de Santo Amaro, onde situa-se o bairro homônimo.

Campo Belo Tornou-se, nos últimos anos, numa área de grandes edifícios de classe média e média-alta.
Como muitos bairros paulistanos, Campo Belo foi resultado do loteamento de propriedades rurais, pertencentes à antiga Vila de Santo Amaro.
A principal das fazendas da região pertenceu à família Vieira de Morais, que em 1903 fora loteada.
Primeiramente a área foi ocupada por famílias da colônia alemã. O desenvolvimento do bairro foi alavancado pela linha férrea que ligava São Paulo ao extinto município Santo Amaro, atraindo novos moradores.
A antiga linha de trens foi substituída, em 7 de julho de 1913, por uma linha de bondes, que do trajeto anterior desviava na Rua Domingos de Morais para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, seguindo pelas regiões de Indianópolis, Campo Belo, Brooklin Paulista e Alto da Boa Vista, dando origem ao que hoje são a Avenida Ibirapuera e a Avenida Vereador José Diniz.
É um bairro verticalizado, arborizado e valorizado. Segundo o CRECI é uma Zona de valor "A", mesma classificação de Moema, outro bairro nobre vizinho. Possui amplo comércio, grande parte dele localizado na Rua Vieira de Morais.

No distrito do Campo Belo encontra-se o Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados da América Latina.
Inaugurado em meados dos anos 30 em área descampada, o aeroporto logo foi envolvido pela cidade e se tornou um aeroporto central, atualmente atendendo a grande São Paulo com voos domésticos nacionais e regionais.

O complexo aeroportuário de Congonhas abrange uma área de aproximadamente 1,6 milhão de metros quadrados, contando com duas pistas com capacidade para até 40 ou 41 operações pouso/decolagens por hora, e um terminal de passageiros com capacidade para atender cerca de 6.500 passageiros por hora.
O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822).

Além do aeroporto, que ocupa quase um terço de sua área, Campo Belo possui uma infinidade de atrações, tanto no comércio como na prestação de serviços, que complementam a vida de seus moradores, uma diversidade de bares e restaurantes que atraem visitantes de toda a grande São Paulo. Conheça mais nosso bairro, visite nosso guia.