O consumidor de hoje é Omnichannel

multicanalOmnichannel? Mas o que é isso? É a evolução do multicanal no qual o cliente tem acesso as empresas via diferentes canais como a loja física, o site, a versão móbile, o televendas, etc. No Omnichannel todos esses canais são integrados, ou seja o consumidor compra em diversos canais da forma que ele achar mais prático e conveniente, tanto nas lojas físicas, como em um site de e-commerce ou televendas. Não existe mais barreira entre os canais, o consumidor é tratado da mesma maneira em qualquer um desses meios.

Estar em diversos canais hoje é primordial para as empresas, pois o consumidor é omnichannel. O consumidor compra online um produto e vai até a loja física fazer a troca, ou compra em um televendas e quer trocar em uma loja.

Não existe mais barreira entre os canais, o consumidor é tratado da mesma maneira em qualquer um desses meios.

Ele chega para fazer a compra em uma loja física já com as informações que pegou na internet, como opiniões de outros consumidores que já compraram o produto, e já certo do que escolher. Independente do canal, o consumidor é o mesmo, e precisa ser tratado como único.

As empresas terão um enorme desafio em evoluir as suas operações para que todos esses canais estejam interligados. Integrar sistemas de informação, centros de distribuição e logística demandam um investimento e uma complexidade muito alta. Além disso, o atendimento e comunicação precisam falar a mesma língua em qualquer tipo de canal que a empresa tenha.

O que é Omnichannel?Fonte da imagem: http://bit.ly/QjMpz1

Empresas que estão levando o mundo online para o offline (O2O), da internet para a loja física e vice e versa, tem um grande diferencial competitivo. Adaptar-se a atualidade, tratar o seu cliente como único e estar presente nos diferentes canais são importantes estratégias para o sucesso.