O e-commerce está se organizando ao redor das pessoas

Segundo Alexandre Hohagen*,* vice-presidente do Facebook na América Latina,  ?O comportamento das pessoas não mudou. O que mudou foram as ferramentas?, disse no início de sua apresentação no segundo dia de Digital Age 2.0. Ele falou sobre o papel da rede social na fase pela qual a web está passando. Não é de hoje que as mídias sociais estão tranformando o ambiente digital e os hábitos dos usuários (online ou offline), mas poucos profissionais percebem que as informações continuam as mesmas, só a forma de chegar até elas é que está promovendo tantas mudanças. Além de conectar os usuários, redes como o Facebook incentivam a troca de informações de forma mais rápida: ?Logo que entram na rede, as pessoas começam a se conectar e a tomar conhecimento do que seus amigos estão fazendo?.

Alexandre apresentou o conceito de ?Social by Design?, que valoriza o compartilhamento de dados entre consumidores e coloca o dia a dia dos usuários e suas necessidades no topo das prioridades o marketing digital. ?O e-commerce está se organizando ao redor das pessoas?, afirmou. Essa tendência faz surgir ferramentas que facilitam nossa vida social, como a que, não apenas avisa sobre os aniversário de seus amigos, mas indica os melhores presentes de acordo com os interesses dele. O VP explicou como é possível criar um ?loop viral? de consumo, no qual os clientes compartilham suas compras e influenciam seus amigos. Foi com essa estratégia que a rede Levi?s aumentou o tráfego da sua página de promoções em 50%.

?O e-commerce está se organizando ao redor das pessoas? ? Alexandre Hohagen

Frederico Trajano, diretor de vendas e marketing do Magazine Luiza, deu exemplos de como o compartilhamento de informação entre diversos canais beneficia o comércio. ?A gente sempre fala que o boca a boca é a melhor propaganda de qualquer varejista. Na internet, o boca a boca é potencializado pelos multi canais?, disse. Para ele, o compartilhamento entre amigos funciona muito melhor do que qualquer campanha publicitária: ?Nenhum canal vai dar uma recomendação melhor para seu amigos do que você, que conhece as necessidades dele?.