Praia, o que fazer em Tramandaí

Nós amamos Tramandaí e para comemorar seu aniversário que aconteceu na última quarta-feira 24 de Setembro, o Elefante Verde preparou essas dicas para você aproveitar o que há de melhor em recreação na nossa cidade. Aproveite!

Comemore Tramandaí. Viva Tramandaí.

PLATAFORMA MARÍTIMA

A beira mar de Tramandaí já é bonita e a* Plataforma Marítima* é um dos elementos mais característicos das nossas paisagens típicas. Aberta o ano todo, são 400 metros mar à dentro sendo 8 metros só de largura, a Plataforma Marítima de Tramandaí é palco de competições de pesca que acontecem durante o ano. Possui restaurante com uma vista espetacular da praia e é bem iluminado, permitindo a prática da pesca noturna. De acordo com a programação do site oficial da Plataforma Marítima de Tramandaí, dia 28 de setembro às 08:30 da manhã, ocorre a 6º Prova da Etapa de Inverno da Medalha Domingueira, competição de pesca local. As provas são realizadas oito vezes na estação de inverno e quatro vezes no verão. O maior recorde registrado é de um cação/mangona de 165 Kg. Neste lugar o lazer e o esporte se encontram.


PARCÃO DA BEIRA RIO

   Espaço destinado ao lazer e a prática da pesca, formado por 17 mini plataformas de concreto as margens do Rio Tramandaí. Conta com pias e bancos na sua infraestrutura para auxilio na pescaria com linhas e tarrafas. Um lugar perfeito para reunir família, amigos, tomar um chimarrão e ainda levar para casa sardinhas fresquinhas! Local frequentado o ano todo, sem custo e com uma vista privilegiada para o rio. Aproveite!

parcao-da-beira-rio-tramandai


PESCA DA SARDINHA

ponte

Este sem dúvida é um dos cartões postais da cidade de Tramandaí. A cena da fileira de pescadores com suas varas de pescar já virou tradição para quem cruza a ponte que liga a cidade à Imbé. As sardinhas se rendem ao brilho do anzol facilmente, sendo capturadas para obtenção de renda ou para simples consumo próprio. É de graça e o pôr-do-sol visto dali não tem preço!


PONTA DA BARRA

ponta da barra

Aqui não só a paisagem encanta, mas também a interação de seres humanos com a natureza. Os pescadores desta área seguem as indicações de botos para alcançar os cardumes. Além disso, este lugar fez parte da* história* gaúcha ao ser cenário da travessia feita por Giuseppe Garibaldi com os barcos Farroupilha e Seival e pela Lenda da Tamanquinha, durante a Revolução Farroupilha.


PÔR-DO-SOL NO RIO TRAMANDAÍ

passeio

Este é um passeio imperdível onde você apreciará um verdadeiro espetáculo da natureza: o pôr-do-sol no Rio*Tramandaí.* A vista é de tirar o fôlego e conta ainda com a paisagem das montanhas da Serra do Mar ao fundo. O passeio é feito através de um barco que parte da Ponte de Tramandaí, atrás da Câmara de Vereadores e possui 1 hora de duração. Isenção de ingresso para crianças de até 7 anos de idade, de 8 a 13 anos o ingresso custa R$15,00 e para adultos R$20,00.


TRILHA DO HORTO

dsc01519

*  *O Horto Florestal do Litoral Norte é um espaço reservado à preservação e estudo de multiplicação de espécimes florestais. Um passeio que conecta o homem a natureza, acompanhado por guias capacitados que além de guiar a trilha, lhe darão informações valiosas sobre ecossistema local que conta com espécies nativas e outras. No Horto Florestal também se encontra o Santuário de São Pedro, que contém uma estátua de 1,85 metros de altura, em homenagem a Santo que é padroeiro da cidade de Tramandaí, dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul. Agende sua visita em família, com amigos ou com grupos escolares e tenha uma experiência fora do centro urbano!


MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

museu_municipal02

O Museu Municipal Profª. Abrilina Hoffmeister está de portas abertas o ano todo para visitação pública. Possui acervo com mais de mil peças que contam a história de Tramandaí e abordam seu povoamento, a relação com a pesca, as famílias tradicionais, fatos típicos e etnias. Entre as peças expostas estão fotografias de 1820, além de objetos de antiguidade, tais como: móveis e artefatos da antiga capela, utensílios domésticos, ferramentas, entre outros. Além disso, há uma sessão especial sobre a colonização açoriana no* Litoral Norte* com fotos, roupas típicas, objetos e livros sobre a Ilha dos Açores. O Museu Municipal funciona de terça à sexta-feira das 08:00 horas às 11:30 e aos sábados e domingos da 13:30 às 18:00 horas. Promove também palestras, cursos e atende grupos escolares. O acesso é gratuito e o conhecimento adquirido também, faça um passeio cultural com sua família e conheça um pouco mais da* história* de* Tramandaí*.


BIBLIOTECA MUNICIPAL MANOELITO DE ORNELAS

6423aed892dbf43714968caa3f627583_Generic

Se pra você lazer é ler um bom livro, saiba que você tem opção! A Biblioteca Municipal Manoelito de Ornelas* *tem sede localizada junto ao Ginásio Municipal de Esportes Tenente Marino Dias de Oliveira, com endereço na Av. da Igreja. A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente mil livros, que tratam sobre uma variedade temas. Além de profissionais especializados que te auxiliarão na procura e empréstimo de livros.



PARQUE HISTÓRICO MARECHAL OSÓRIO

O parque foi inaugurado em 1970, em homenagem ao Marechal Manuel Luís Osório que teve participação na Revolução Farroupilha ao lado do Império.* O local ocupa 174 hectares no total e preserva a casa onde nasceu Osório, a tafona, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório (Memorial do Marechal Osório) e o Museu de Armas. Contudo, ainda possui a Praça dos Estados, onde são hasteadas as bandeiras dos Estados do Brasil, em ocasiões solenes, e onde é possível ver viaturas e outros artefatos bélicos desativados do exército como: canhões, carros de combate e viaturas para transporte de pessoal. Dentre as atividades há a o Galpão do Bosque Cel Mazeron, que recentemente foi reformado e é destinado ao lazer com churrasqueiras, mesas e bancos. A natureza também é um atrativo do parque que abriga uma Fazendinha com ovinos e suínos. Além disso, conta com camping, restaurante e *playground para crianças. Um passeio histórico-cultural e ecológico para todos os públicos. Aberto das 08:00 às 18:00 horas.


MONUMENTO DE IEMANJÁ

iemanja

O monumento em homenagem a Iemanjá se encontra na Av. Beira Mar, próximo ao farol. O local tem acesso livre ao público para visitação, orações, oferendas e encontro de religiões afro-brasileiras. No dia 02 de fevereiro ocorre a celebração à “Rainha do Mar”, também conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes. O festejo é muito popular e atrai seguidores, fiéis e admiradores para a beira da praia. Um evento de suma importância cultural para nossa cidade.