O Elo Perdido

Fala, macacada!

A ilustração é clássica, e mostra as etapas da evolução humana, iniciando com os mais antigos primatas, que viveram há cerca de 70 milhões de anos, passando pelos hominóides, hominídeos, homo erectus, etc., até chegar ao estágio atual do homo sapiens.

Tudo não passa de uma teoria, e a composição deste quebra-cabeça com base nos fósseis encontrados depende ainda de algumas peças para que seja completado, como o ?Elo Perdido?, espécime com características de primatas e de humanos, que explicaria parte importante deste que os homens acreditam ser o grande passo da humanidade.

Eu, que sou um dos mais belos exemplares da espécie que recebeu dos homo sapiens *o nome científico de *Pan Troglodytes (pode me chamar de chimpanzé mesmo), estou acreditando mais é na ?Teoria da Involução?, muito bem representada na brincadeira feita pelo designer Jack Júnior na ilustração acima, em que o homo sapiens está andando de volta para os primórdios, parecendo avisar aos demais do que vem pela frente: ?volta que deu merda!?.

Começando pelo meio ambiente, quais foram os maiores desastres ecológicos da história? A destruição atômica em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, e a explosão do reator na usina de Chernobyl, na Ucrânia, que tiraram a vida de milhares de pessoas e deixaram quilômetros de florestas e do ambiente local radioativos? Os derramamentos de óleo no mar do Alasca? Ou o vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, considerado o pior acidente químico da história? Seja qual for a sua resposta, nenhum deles foi provocado pelo* Homem de Neandertal*!

Estes estão na conta dos que se autodenominaram os ?*sapiens?, *mas apesar de gravíssimos, são casos pontuais. Os grandes crimes ecológicos estão acontecendo silenciosamente todos os dias, sem alarde, e vêm provocando ao longo de décadas a destruição do ecossistema. Falamos da existência dos primatas há 70 milhões de anos, e foi em apenas 500 anos de colonização que a Mata Atlântica perdeu 93% de sua cobertura original!

E se entrarmos no campo da política, aí é que temos a grande descoberta! Lá residem exemplares movidos pela ganância e desprovidos de escrúpulos, e que poderão ser  classificados na nossa ?Teoria da Involução? como aqueles que verdadeiramente representam o ?Elo Perdido? da evolução humana. Certamente foi olhando para a foto de um deles que nosso amigo da ilustração resolveu virar as costas para o futuro e voltar no tempo alguns milhões de anos!

Assim como na esfera ecológica, na política temos os grandes expoentes da mediocridade humana, como Benito Mussolini, Idi Amin Dada e Adolf Hitler (só para ficar com as unanimidades), mas nesta seara também é o movimento silencioso e diário dos anônimos que, na prática comum da corrupção, transformam a merenda da criança em lavagem de porco, os viadutos em abrigo de desamparados, e os hospitais em matadouros.

Não foi à toa que, em 1988, meu querido primo Macaco Tião, também um Pan Troglodytes, recebeu dos Homo Sapiens mais de 400 mil votos nas eleições para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Tinha a seu favor o histórico de atirar excrementos em políticos, e entre suas vítimas estava o ex-governador Marcello Alencar.

Apesar de caçados nos últimos meses, estes seres ainda estão longe da extinção, mas se isto ocorrer antes que eles consigam acabar com o mundo, no futuro poderão ser objeto de grande valia para a ciência. Envoltos na própria lama, pode ser que os ossos destes primatas que retrocederam no tempo mantenham-se conservados e sirvam para comprovar que nenhuma espécie, nem os mais antigos dos seres microcelulares, merecem ter esta mancha em sua longa trajetória genealógica.

Os destruidores da natureza, os homens gananciosos, os políticos corruptos e os poderosos sem escrúpulos, concluirá a ciência, não têm pai, nem mãe.