O espírito olímpico te contagiou?

Este lindo espetáculo que esperamos 4 anos para vivenciar, já se foi!

Talvez este seja um dos motivos pelos quais os atletas se preparam intensamente e se doam ao máximo para conquistar o ouro, pois bem sabem que o caminho para se chegar a uma Olimpíada é sacrificante!

Quem acompanhou, com certeza se emocionou com alguns momentos olímpicos! Acredito que até pessoas que normalmente não acompanham ou nem gostam de esporte, se renderam ao espírito olímpico.

Acredito que isso acontece primeiramente pelo sentimento de patriotismo que muitos atletas brasileiros nos faz sentir. Mas muitas vezes não percebemos que o que realmente nos prende às Olimpíadas são os momentos de superação de limites, desafios e lágrimas de glória da realização de um sonho, ou até mesmo da dor de não atingir o alto do pódio.

Estes são os momentos do verdadeiro espírito olímpico, que nos emociona e nos faz vibrar, mesmo com atletas de outras nacionalidades!

Esta é outra característica do espírito olímpico, a cultura esportiva. Não se deve jamais deixar de torcer ou escolher seus favoritos e ídolos, mas igualmente é preciso reconhecer a superioridade do adversário e aplaudir o esforço e a qualidade dos mesmos, quando não conseguimos supera-los.

Nos próximos anos, nós, brasileiros, iremos certamente respirar esporte, e nada melhor do que aproveitar este momento para motivar-se à pratica esportiva, com objetivo de ter mais saúde, não de competir e de chegar ao limite, como os atletas de elite.

Inspire-se em formar grupos de amigos para o esporte como lazer e recreação, onde os níveis de habilidade não são sempre requeridos, mas o sentimento de prazer certamente estará presente!

Permita-se fazer do esporte parte do seu dia-a-dia!

Um abraço,

Rafael Piacenti

Fisioterapeuta do Esporte | FisioFit Saúde