O ETERNO APRENDIZ ETERNO, GONZAGUINHA

O Teatro Jorge Amado traz de volta a Salvador O Musical Gonzaguinha ? O eterno aprendiz, sucesso absoluto de público e crítica na curta temporada que fez em julho deste ano.

O musical conta a história de um dos maiores compositores e intérpretes brasileiros, em uma obra que reúne artes cênicas e música. Com o intuito de preservar a memória desse ícone da MPB, o espetáculo, que está circulando por todo país, volta para encantar o público baiano, apresentando passagens da vida do artista, que iniciou sua trajetória na década de 60 em meio aos tropeços da ditadura militar e seguiu cantando seus amores e anseios pela vida.

Em cena sete artistas ? um ator, três cantores e banda formada por teclado, acordeon, percussão, baixo, bateria e violão ? fazem uma reverência delicada à obra de Gonzaguinha que deixou um legado de músicas belíssimas e letras repletas de engajamento político e de amor à vida, que marcam gerações, inclusive através de grandes intérpretes como Maria Bethânia, Elis Regina, Simone, Fagner e muitos outros. O monólogo é costurado por dezesseis músicas entre xote, samba e baião, revelando aos jovens e relembrando aos seus fãs composições que entraram para a história da MPB, como Começaria Tudo Outra Vez, Explode Coração, Grito de Alerta, Diga lá, Coração e Eterno Aprendiz (O que é o que é), entre outras.

O texto é do poeta e letrista Gildes Bezerra que também escreve roteiros teatrais e de shows. A atuação do papel principal fica por conta do ator mineiro Rogério Silvestre, que com 13 anos de carreira já atuou em 26 peças e produziu 60, além de ter participações em TV e curtas-metragens. Tem direção teatral de Breno Carvalho e direção musical do cantor e compositor mineiro Rafael Toledo. A banda é composta pela baterista/percursionista Alcione Zukowski, o baixista Peter Mesquita, o saxofonista Bugu e os cantores Paulo Tizo e Rafael Toledo, também violonista.

A primeira temporada em Salvador contou com a participação de dois artistas baianos, o tecladista Jelber Oliveira (também no acordeon) e a cantora Maira Lins, que desde então vêm se apresentando junto ao grupo, em várias cidades brasileiras. O Musical Gonzaguinha, o Eterno Aprendiz emociona antigos fãs e também aos jovens a quem este saudoso artista está sendo apresentado.

Serviço
O que: Gonzaguinha ? O Eterno Aprendiz
Onde: Teatro Jorge Amado, Pituba
Quando: 06 a 08/09/2013
Horário: Sexta e Sábado, às 20h, e Domingo, às 19h
Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)