O Famoso Trânsito de São Paulo ? Idéias e soluções

Diariamente ao acessar as redes sociais, observo pessoas postando as seguintes mensagens: ? estou preso no trânsito. ? está tudo parado por aqui. ? estou a mais de uma hora parado no trânsito.

Essas manifestações são diárias e constantes, mas faço aqui uma pergunta: além de postar sua indignação nas redes sociais, o que essas pessoas estão fazendo para mudar essa situação? A responsabilidade não é única e exclusiva do Poder Público, todos devem colaborar para a melhoria do trânsito, pois a frota de veículos aumenta a cada dia e os problemas no trânsito só tendem a piorar.

Dados do Trânsito em São Paulo:

  • A frota de veículos em São Paulo ultrapassou os sete milhões de veículos.
  • Os automóveis representam 73%, os motociclistas 12%, ônibus 10% e veículos de carga 5% da frota paulista.
  • Somente a capital paulista representa 32% da frota de todo Estado.
  • Congestionamentos que frequentemente atingem acima dos 100 km de lentidão.

Dados do Detran-SP.

80% das pessoas usam transporte público no Japão

A cidade de Tokyo, capital do Japão, possui uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes em uma área bem inferior a São Paulo, e 80% dos habitantes utilizam o transporte público diariamente.

Já imaginaram o caos que seria o trânsito com mais de 10 milhões de veículos circulando nas ruas de Tokyo? Por isso o Governo japonês investe pesado em transporte público, criando novas linhas de trem e metrô, modernizando a frota de ônibus, tornando-os mais acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida, oferecendo um serviço eficiente e de qualidade.

O que esta sendo feito em São Paulo?

O Governo de São Paulo tem feito vários investimentos no transporte, principalmente na ampliação das linhas de metrô e na modernização das estações de trens urbanos. Apesar dos investimentos para melhoria, os serviços prestados ainda deixam muito a desejar em qualidade e eficiência, não conseguindo fazer com que os motoristas migrem para o transporte coletivo.

Teoricamente, resolver o problema do trânsito é simples, basta oferecer um transporte público, eficiente e de qualidade para que os motoristas passem a utilizar os meios de transporte coletivo, desafogando assim as principais vias da cidade. Mas sabemos que o problema é bem mais complexo, envolvendo questões sociais, pois o transporte público no Brasil é de baixa qualidade, e grande parte da população acredita que se destinam as camadas mais baixas da população.

O que nós podemos fazer?

O que podemos fazer em vez de reclamar do trânsito é buscar opções de mobilidade urbana, tais como: em trajetos mais curtos use a bicicleta ou vá caminhando, reúna os colegas de trabalho e faça uso da carona solidária, e experiente o transporte público, você vai ver que não é tão ruim assim.

Deixe de lado os preconceitos, e use o ônibus ou o metrô, você vai fazer novas amizades, conhecer as dificuldades do dia a dia do trabalhador, e juntos reivindicar melhorias para os usuários.

Algumas idéias pra que você pode começar a fazer já:

  • Caminhe: Na próxima vez que for se locomover pra locais próximos considere ir andando.
  • Vá de Carona: Que tal organizar em sua faculdade, trabalho e condomínio caronas? Já existem sites que te ajudam.

Experimente o transporte coletivo: Que tal começar a usar o transporte coletivo? Tente usá-lo pra se locomover para locais próximos ou crie uma meta como, por exemplo: Ir para o trabalho de ônibus uma vez por semana.

E se você não conseguir deixar de usar o carro? Tente as dicas:

  • Planeje-se: Que tal planejar o trajeto? Use o Googlemaps pra caminhos inteligentes e escolha horários alternativos. Você economizará tempo, gasolina e claro, emissões.
  • Use a inteligência coletiva: Existem aplicativos para celular que te ajudam a fugir de congestionamentos evitando que seu carro fique parado poluindo.

Enfim, use seu carro no final de semana para passear com a família, fazer compras e admirar melhor tudo o que sua cidade oferece, sem pressa e sem o stress que predomina durante a semana.