O Mais Recente Maior Porta-Contêineres do Mundo

Morando em uma cidade portuária que tem grande parte de sua economia girando em torno do comércio exterior e tendo grande parte de minha vida profissional na área de exportação, importação, logística, etc., toda vez que me deparo com notícias como esta sempre chama a atenção: Já existe um novo “Maior Porta-Contêineres do Mundo”.

MSC OSCAR - O Maior Porta-Contêineres do Mundo MSC OSCAR – O Maior Porta-Contêineres do Mundo

De acordo com o artigo “The World’s Biggest Container Ship (for now!)” publicado no site Supply Chain 247, o navio porta-contêineres MSC Oscar zarpou do estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (Coreia do Sul) em Janeiro, tomando a coroa do CSCL Globe, que estava reinando desde novembro do ano passado e perdeu seu posto visto que, mesmo sendo maior em largura e comprimento, não tem tanta capacidade de carga quanto o MSC Oscar.

O MSC Oscar, de propriedade e operado pela Mediterranean Shipping Company (MSC), tem um tamanho de aproximadamente quatro campos de futebol (395,4 m e boca de 59 m), com capacidade nominal para 19,224 TEUs, tonelagem 197 362 DWT e calado de 52 pés (16 m) podendo carregar, por exemplo, até 39.000 carros ou 117 milhões de pares de tênis.

Veja abaixo um vídeo sobre o MSC Oscar e tenha uma idéia de seu tamanho:

O quadro abaixo mostra a evolução (por década) do tamanho e capacidade dos navios porta-contêineres desde que Malcom McLean revolucionou o transporte multimodal com a criação do contêiner em 1937 e o começo de seu uso no transporte marítimo em 1956 com o navio “Ideal X”, um navio-tanque que foi convertido em porta-contêineres.

Evolução da Capacidade dos Navios Porta-Contêineres Evolução da Capacidade dos Navios Porta-Contêineres

Dentro de poucos dias estarei publicando um pequeno artigo sobre a origem do contêiner. Para não perder e receber um resumo semanal dos artigos publicados no Blog do Elefante Verde, além de ofertas de cupons de estabelecimentos de nossa cidade, cadastre seu email aqui.